Cursos e Eventos

Na perspectiva da realização de cursos de extensão de curta duração bem como da realização de eventos, na URCAMP observa-se a prática concentrada na organização anual de Semanas Acadêmicas, que envolvem a coordenação dos cursos de graduação, docentes e discentes.

Nesse contexto, a atuação dos Diretórios Acadêmicos dos cursos é fundamental para viabilizar a realização destes eventos, que cumprem o papel de relacionar os conhecimentos construídos na perspectiva do ensino e demandas dos futuros profissionais em formação. Dessa forma, as Semanas Acadêmicas tornam-se referência tanto para o ambiente acadêmico quanto para a comunidade externa.

Ainda, na perspectiva da organização de eventos, destacam-se:

  • o CONGREGA que é o maior evento científico e cultural das regiões da Campanha e da Fronteira Oeste, compostos por: Mostra de Iniciação Científica; Jornada de Pós-graduação e Pesquisa; a Mostra de Projetos Comunitários e de Extensão; Mostra de Iniciação Científica Júnior, Mostra de TCC e pela realização de Minicursos em diferentes áreas do conhecimento;

  • o BioURCAMP é o evento científico, cultural e interdisciplinar orientado para as discussões em torno do Bioma Pampa;

  • as Mostras de Iniciação Científica e de Pós-graduação criadas para o compartilhamento de estudos resultantes do esforço de pesquisa em sala de aula.