Desenvolvimento Regional

Atuando em projetos para promoção do desenvolvimento regional, a instituição adotou a perspectiva de Sen (2000), uma vez que a sua proposta ultrapassa a discussão tradicional sustentada pelo crescimento econômico e inclui as capacidades sociais e a liberdade de atuação, individual ou social, como motores do desenvolvimento, ou seja, “o desenvolvimento tem de estar relacionado sobretudo com a melhora da vida que levamos e das liberdades de que desfrutamos” (SEN, 2000, p. 29).

Nesse sentido, a Urcamp parte da premissa da valorização das particularidades regionais do território, enquanto fator de diferenciação. Sustenta uma perspectiva de desenvolvimento enquanto mosaico, que não está centrado, exclusivamente, no econômico, mas sim na relação deste com os aspectos sociais (saúde, educação, cultura). Dessa forma, a Urcamp assume seu papel de agente de interlocução e de liderança para a constituição dos territórios da Campanha e da Fronteira Oeste, considerando suas particularidades, porém sem perder a relação com o global.

No PDI 2018-2022 a Urcamp reitera seu compromisso com o desenvolvimento regional ao reafirmar a sua missão de produzir e socializar o conhecimento para a formação de sujeitos socialmente responsáveis que contribuam para o desenvolvimento global. Esse compromisso acompanha a trajetória da instituição desde a sua origem. Com seus campi localizados na Região Funcional 6 (RF6), do Rio Grande do Sul, a instituição está presente nas regiões do Corede da Campanha, nos municípios de Bagé e Dom Pedrito, e do Corede da Fronteira Oeste, nos municípios de Alegrete, Sant’Ana do Livramento e São Gabriel, conforme figura 1.