Avaliação Institucional Urcamp

A avaliação na URCAMP possui uma trajetória de mais de trinta anos, marcada por diferentes momentos e que se fortaleceu, sobretudo, a partir do início dos anos 1990, com o foco da avaliação na melhoria da qualidade do ensino de graduação.

A partir de 1994, observa-se a vinculação da proposta interna às propostas de avaliação externas à Instituição, primeiramente com a adesão ao Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub), seguida pela sua incorporação no Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Este, por sua vez, implementou um programa próprio de autoavaliação, adotando os princípios, objetivos e metodologia do Paiub, com a inclusão de novos indicadores, adequados às especificidades das universidades comunitárias pelo Programa de Avaliação Institucional das Universidades do Comung (Paiung).

O processo de avaliação institucional foi criado pela Lei nº10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. A partir deste, a avaliação acontece em duas concepções: interna e externa. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi criada atendendo o que determina o Art. 11, inciso I, da Lei nº10.861.