Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso

Regulamento da 2ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso – MTCC

 

A Pró-Reitoria de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROIPPEX) da Universidade da Região da Campanha (URCAMP), com sede em Bagé-RS, no uso de suas atribuições, estabelece as normas e condições para inscrição de trabalhos na 2ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso -MTCC , um dos eventos inseridos no CONGREGA URCAMP 2018, que se realizará de 22 a 26 de outubro de 2018 , na URCAMP – CAMPUS Bagé.

O evento, promovido pela URCAMP, possui uma Comissão Organizadora e uma Comissão Técnico-Científica constituídas por membros da comunidade acadêmica da instituição, contando, ainda, com o apoio da Pró-Reitoria de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e será regido por este Regulamento.

O CONGREGA URCAMP 2018 tem o objetivo de ser um evento abrangente, de divulgação de pesquisa e extensão, estando aberto para trabalhos de ordens diversas, produzidos em diferentes instituições. Para tal, propõe que cada um dos eventos abarque um tipo específico de participação.

A 2ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso – MTCC se propõe a apresentar trabalhos desenvolvidos por estudantes de graduação com o objetivo de obter os seus Títulos de Bacharel, Licenciatura e Tecnólogo.

 

Disposições Gerais

Artigo 1º – Poderão participar como autores ou coautores na 2ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso – MTCC – alunos da graduação ou com até 3 anos de tempo transcorrido de conclusão do ensino superior

Da inscrição de trabalhos

Artigo 2º – A inscrição deverá ser feita somente através de formulário específico encontrado no site da URCAMP 2018 (http://congrega.urcamp.edu.br), na 2ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso – MTCC, valendo como data de inscrição a do envio do artigo científico e de todas as informações necessárias.

Artigo 3º – O(s) autor(es) preencherá(ão) os dados referentes ao trabalho. Cada artigo deverá ser inscrito, individualmente, por um dos autores, ficando expressamente vedadas inscrições múltiplas. É OBRIGATÓRIO constar o nome do orientador. O orientador deverá se responsabilizar para que não ocorra plagio.

Artigo 4º – Para a submissão do artigo é necessário que o autor do manuscrito esteja com a inscrição  efetuada e paga.

Artigo 5º – O(s) autor(es), no ato da inscrição, desde logo, autoriza(m), sem encargos de qualquer natureza, a UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA – URCAMP a publicar seu(s) trabalho(s) no site, nos Anais, na Revista do CONGREGA URCAMP 2018 e em quaisquer outros meios de divulgação do evento.

Artigo 6º – As inscrições incompletas serão desconsideradas.

Artigo 7º – O tema dos trabalhos submetidos a 2ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso – MTCC, deve estar inserido em uma das seguintes áreas do conhecimento:

I – Ciências Humanas;

II – Ciências Sociais Aplicadas;

III – Ciências da Terra;

VI – Ciências Biológicas;

V – Ciências da Saúde;

VI – Ciências Agrárias;

VII- Saúde Animal:

VIII – Engenharias;

IX – Linguística, Letras e Artes;

X – Outros (Bioética, Ciências Ambientais, Defesa, Divulgação Científica).

Artigo 8º – O autor só poderá inscrever 1 (um) trabalho como autor principal, todavia, poderá constar como coautor de quantos trabalhos forem justificados pela sua contribuição científica.

Artigo 9º – A apresentação da inscrição implica na concordância e aceitação de todas as cláusulas e condições do presente Regulamento, por parte do(s) inscrito(s).

  • 1º – A orientação para a submissão dos artigos consta do Anexo I do presente regulamento, fazendo parte integrante deste, e deverá ser observada para fins de validade da inscrição e da submissão de trabalhos, bem como para eventual premiação.
  • 2º – A não observância da orientação implica na desconsideração da inscrição.

 

Das normas do trabalho

Artigo 10 – Deverão ser submetidos os artigos completos.

Artigo 11 – Os trabalhos deverão seguir as exigências de apresentação e formatação especificadas no Anexo II (Template do artigo).

 

Da seleção de trabalhos

Artigo 12 – Os trabalhos recebidos serão encaminhados à Comissão Técnico-  -Científica, sem a identificação dos autores, e serão avaliados por uma banca de 2 (dois) avaliadores, selecionados entre o corpo docente da URCAMP, obedecendo ao princípio do duplo cego, ou seja, um avaliador não toma conhecimento da avaliação do outro, no caso de ocorrer  reprovação por um dos avaliadores e aprovação pelo segundo será solicitado a intervenção do terceiro avaliador. Os trabalhos deverão atender os seguintes requisitos:

I – Adequação às normas do Evento;

II – Relevância do tema;

III – Adequação metodológica;

IV – Adequação e coerência entre problematização, objetivos, metodologia do trabalho e resultados atingidos e/ou esperados;

V – Clareza e redação (normas da Língua Portuguesa).

 

Da apresentação dos trabalhos selecionados

Artigo 13 – Somente o autor fará a apresentação oral. Na ausência deste poderá ser apresentado pelo coautor, sendo VETADA a apresentação pelo orientador.

  • 1º – A apresentação será realizada na forma de pôster;
  • 3º – Os horários da apresentação dos trabalhos serão divulgados no site do evento;
  • 4º - O tempo destinado às apresentações será de 10 a 15 minutos, casos omissos serão avaliados pela Comissão Técnico-Científica.

 

Da Publicação dos Trabalhos

Artigo 14º - Somente serão publicados na Revista de Trabalhos de Conclusão de Curso  - Congrega URCAMP 2018, os trabalhos que forem apresentados no evento;

Artigo 15º - Após a aprovação dos artigos, os autores deverão submeter no sistema o artigo revisado e formatado segundo as normas do evento, com os nomes e devidas titulações.

 

Parágrafo único: Após a publicação da Revista de Trabalhos de Conclusão de Curso  - Congrega URCAMP 2018 a equipe editorial não aceitará solicitações de alterações.

 

Da Premiação

Artigo 16 – O Prêmio será concedido, na forma do presente regulamento, segundo as grandes áreas do CNPq, que se distinguirem nas avaliações baseadas em critérios de quantidade e qualidade realizadas pela Comissão Avaliadora do evento.

Artigo 17 – Na avaliação da premiação serão considerados:

I – A quantidade de trabalhos aptos, ou seja, que obtiverem conceito igual ou superior a 08 (oito) na avaliação qualitativa;

II – A qualidade, na submissão do artigo, conforme os critérios específicos descritos no presente regulamento.

 

Do Julgamento para premiação

Artigo 18– A Comissão Avaliadora que fará a seleção e julgamento dos trabalhos de será composta por no mínimo 02 (dois) membros, sendo pelo menos um deles da área de conhecimento do trabalho, sendo esses professores da URCAMP e/ou de outra instituição de pesquisa, e em caso de discordância na avaliação um terceiro avaliador da área de conhecimento será convocado.

Artigo 19 – A premiação em todos os eventos será distribuída com pelo menos um destaque de acordo com as oito grandes áreas de conhecimento oficialmente utilizadas pelo CNPq:

I – Ciências Humanas;

II – Ciências Sociais Aplicadas;

III – Ciências da Terra;

IV – Ciências Biológicas;

V – Ciências da Saúde;

VI – Ciências Agrárias;

VII – Saúde Animal;

VII – Engenharias;

VIII – Linguística, Letras e Artes;

IX – Outros (Bioética, Ciências Ambientais, Defesa, Divulgação Científica)

 

Artigo 20– A avaliação dos trabalhos da 2ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso – MTCC obedecerá aos critérios estabelecidos no Artigo 10.

Artigo 21 – As decisões da Comissão Avaliadora serão, sempre, tomadas por maioria simples de votos, cabendo-lhe decidir todos os casos e questões, referentes ao julgamento que se apresentem, ainda que não previstos neste regulamento.

Artigo 22 – A Comissão Avaliadora poderá, tomando conhecimento de qualquer violação aos dispositivos do presente regulamento, a qualquer momento, mesmo após a divulgação dos resultados, anular a premiação tornando pública essa irregularidade.

Artigo 23 – Na solenidade de encerramento do CONGREGA URCAMP 2018, que se realizará, conforme programação, no Campus da URCAMP de Bagé, serão premiados segundo as áreas de conhecimento do CNPq, através da entrega de certificado de destaque.

 

Dos casos omissos

Artigo 24– Questões eventualmente omissas no presente regulamento e eventuais recursos quanto à eliminação de trabalhos e/ou premiação serão decididos em comum acordo entre as Coordenações do CONGREGA URCAMP 2018 e os membros da Comissão Técnico-Científica.

 

Comissão Organizadora da 2ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso – MTCC

Drª Vera Maria de Souza  Bortolini

Msc Eliane  Soares Tavares

Msc Guilherme Cassão Marques Bragança




ANEXO I

Da orientação para a submissão dos artigos

1º – Entrar no site da URCAMP;

2º – Preencha seus dados de identificação solicitados;

3º – Escolha uma área do CNPq;

4º-  Submeta o artigo para os coordenadores do evento através do

       site http://congrega.urcamp.edu.br;

5º -O artigo deverá seguir as orientações das normas descritas no presente regulamento (Anexo II).

6º – Os autores dos artigos selecionados pela Comissão Avaliadora serão informados da aprovação ou reprovação do trabalho.

 

ANEXO II

O artigo deve seguir rigorosamente as normas de formatação da Revista, caso contrário não será publicado:

Os arquivos deverão ser salvos em formato “PDF”, com as seguintes orientações:

  • O artigo deverá seguir a estrutura textual conforme o padrão desenvolvido pelas áreas específicas;
  • Título em fonte Arial 14, centralizado e, um espaço abaixo Title;
  • Não deve conter autoria;
  • Fonte Arial tamanho 12 e espaçamento 1,5 entre linhas no restante do artigo;
  • Margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3cm e direita 2 cm, mínimo de 08 e máximo de 15 páginas;
  • Resumo (até 3000 caracteres), Abstract, espaçamento simples entrelinhas;
  • Palavras-chave: 03 (três), Keywords 03 (três);
  • Após Keywords seguem os elementos textuais conforme o padrão desenvolvido pelas áreas específicas;
  • Os textos não deverão conter tabulação, colunas ou separação de sílabas hifenizadas;
  • O uso de notas de rodapé deve ter apenas o caráter explicativo/complementar devendo ser numeradas em algarismos arábicos sequenciais (Ex.: 1, 2, 3, etc.);
  • As figuras e tabelas deverão ser incluídas no texto totalizando no máximo de 6 figuras e ou tabelas.
  • O artigo deverá seguir as normas vigentes da ABNT;
  • Nas conclusões, não deverão haver citações.
  • As referências deverão seguir  a normatização da ABNT.

 

Os artigos serão selecionados pelo Conselho Técnico Científico. Os artigos aprovados deverão ser reenviados no formato “doc” com os nomes dos autores para posterior publicação na Revista de Trabalhos de Conclusão de Curso Congrega URCAMP 2018.