Comitê de Ética em Pesquisa - CEP

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, criado com objetivo de dar suporte à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), no sentido de defender e proteger os interesses dos sujeitos das pesquisas, em sua integridade e dignidade, bem como para contribuir no desenvolvimento das pesquisas dentro dos padrões éticos, de acordo com a Resolução CNS 466/2012 e demais normativas da área.

O CEP é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas da Urcamp e instituições da região que submeterem seus projetos para o CEP pela Plataforma Brasil. Uma das preocupações do CEP é a proteção da dignidade do ser humano e, assim, assegurando os direitos, a segurança e o bem estar dos sujeitos das pesquisas.

Como de praxe, o CEP/Urcamp é registrado junto à CONEP e está em atividade desde 2010. É formado por treze membros, sendo todos professores da instituição e um representante da comunidade, os membros são de diferentes áreas de formação para manter o caráter interdisciplinar. Os membros participam voluntariamente do comitê e possuem mandato de três anos, permitindo recondução.

Desta forma o CEP/Urcamp pode ser considerado mais um elemento no processo educativo da Formação Acadêmica.

 

ATENDIMENTO - SECRETÁRIA CEP:

De segunda a sexta-feira, turno da tarde, pelo e-mail cep@urcamp.edu.br ou pelo telefone (53) 3242-8244, ramal 1101.

 

 

http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf

Os Pesquisadores devem primeiro se cadastrar na Plataforma Brasil, para depois submeter o projeto de pesquisa.