Por Mariana Bond - Acadêmica de Jornalismo da Urcamp
A abertura da 17ª edição do Congrega Urcamp ainda contou com a palestra “O papel da universidade num mundo em reconstrução”, ministrada pelo vice-reitor da PUC-PR, Dr. Vidal Martins, que foi mediada pelo reitor da UniAmérica, Ryon Braga.
Segundo Martins, o tema da palestra foi inspirado na temática do Congrega 2021, considerando as transformações enfrentadas a partir dos avanços tecnológicos. O professor debateu a respeito das novidades da tecnologia e seus impactos, com destaque para a integração entre as tecnologias.
Ressaltando a importância de ter sabedoria ao lidar com a tecnologia e das universidades refletirem sobre o perfil dos acadêmicos que desejam formar, considerando as transformações atuais, Vidal Martins afirmou: “Não importa a área de conhecimento, ser um membro da sociedade consciente para poder agir com responsabilidade em cada passo do seu trabalho, é fundamental”.
Dessa forma, as universidades têm como missão aprender, ensinar, capacitar e inspirar a aspirar. “O nosso papel é criar cidadãos, não apenas líderes. Pessoas mais comprometidas com o todo, criar zeladores da sociedade e do meio ambiente, não apenas empreendedores”, destacou Martins.
Concluindo a palestra, Ryon Braga, ressaltou os benefícios da tecnologia quando são aliados das novas metodologias. “Se usarmos a tecnologia para replicar o que fazíamos no passado, será somente mais do mesmo e pode ter uma consequência ruim. Mas, se usarmos a tecnologia como elemento proporcionador de um processo disruptivo na formação, temos um campo fantástico pela frente”, concluiu.