Curso de História da Urcamp promove confecção de fuxicos no Museu Dom Diogo de Souza

A atividade é alusiva ao Dia do Historiador, comemorado em 19 de agosto.

Na noite da última quarta-feira, 17, o curso de História do Centro Universitário da Região da Campanha promoveu a atividade “História em Fuxico”, em parceria com as gestoras do Museu Dom Diogo de Souza e os estudantes de Pedagogia e Jornalismo.

Entre choros e risos, os acadêmicos e professores compartilharam memórias pessoais de suas infâncias com todos participantes em uma grande roda de conversa, ao mesmo tempo em que confeccionavam fuxicos, rosetas feitas com retalhos de tecidos. Depois, as unidades foram unidas em uma única peça, que interliga todas as histórias dos participantes e mostra ainda a integração entre os cursos.

Para a coordenadora do curso de história, Clarisse Ismério, os fuxicos são símbolos de resistência e de memória. “As descendentes de escravos no nordeste precisavam se manter e utilizavam restos de tecido para produzir os fuxicos, depois eram unidos para produzir acolchoados, vendiam para subsistência e compra de cartas da alforria”, explica. Sendo assim, as histórias eram transmitidas oralmente durante a confecção e se transformavam em memórias. “Os fuxicos carregam histórias, e hoje, estamos fazendo história através da memória”, destaca.

Todos os participantes foram convidados pela coordenadora para a produção do Ebook “História em Fuxico no Museu Dom Diogo de Souza”, que contará sobre a atividade na visão de quem esteve presente e tem previsão de lançamento até o início do próximo semestre.