Lia Quintana participa do Fórum de Presidentes do CRUB com Governo de Transição

Durante a agenda, foi entregue o Plano Nacional de Graduação

 

O ex-ministro Henrique Paim, coordenador do GT de Educação do Governo de Transição, visitou a sede do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, ontem (15), em Brasília, para uma reunião com o Fórum de Presidentes do CRUB. Os Presidentes entendem que é papel do Fórum contribuir com o governo eleito para a conformação de uma agenda (pro)positiva para a Educação Superior, pautada em políticas públicas voltadas para o desenvolvimento estratégico do país, tanto em nível local, regional, quanto nacional. A Presidente da Fundação Attila Taborda e ex-presidente do Crub, professora Lia Maria Herzer Quintana, participou do encontro via Google Meet e fez a fala de abertura da reunião.

Foram tratados diferentes temas com ênfase no financiamento da educação superior e projetos de inovação, ciência e tecnologia desenvolvidos na e com as IES. Participaram da reunião, de forma virtual e presencial, os integrantes do Fórum de Presidentes:

      1.Beatriz Eckert-Hoff – Presidente do CRUB

  1. Lia Quintana – ex-Presidente do CRUB

  2. Elizabeth Guedes – Presidente da ANUP

  3. Luciane Ceretta – Presidente da ACAFE

  4. Francisco do O’ de Lima Júnior – Presidente da ABRUEM

  5. João Batista Gomes de Lima – Presidente da ANEC

  6. Rafael Frederico Henn – Presidente do COMUNG

  7. Marcos Fernando Ziemer – Presidente da ABIEE

  8. Waldemiro Gremski – Vice-Presidente do CRUB

  9. Juliano Griebeler Vice-Presidente da ANUP

  10. Felipe Sigolo – Diretor do CRUB

Também compareceram Denize Alencastro (ABRUEM), José Aguilera (ABRUC/CRUB), Larissa Martino (ANUP), Dyogo Patriota (CRUB) e a Professora Cássia Ferri (GT PNG CRUB).

Na oportunidade, a Presidente do CRUB, Reitora Beatriz Eckert-Hoff, entregou a Paim o Plano Nacional de Graduação (PNG/CRUB). O documento, elaborado pelo CRUB com o apoio do Fórum de Presidentes, sugere um novo olhar dos Gestores para as Instituições de Ensino Superior. O PNG/CRUB passou por uma consulta pública em agosto e foi divulgado para Reitoras e Reitores das IES associadas e teve o apoio das seguintes Associações/Entidades: ABIEE, ACAFE, ABRUC, ABRUEM, ANEC, ANUP, COMUNG, FORCOM, SEMESP, ANDIFES, UNE e UBES. Mais de 540 educadores participaram dos debates.

 

A importância de Lia Quintana no Crub

O CRUB nasceu em 30 de abril de 1966. O Conselho é, hoje, a única entidade a congregar todos os segmentos da Educação Superior no Brasil, além de representar todos os reitores e reitoras do país, sendo um importante articulador dos diálogos na esfera pública.

Até então vice-presidente, em 29 de setembro de 2021, por aclamação, Lia Quintana tornou-se a primeira mulher a presidir o Conselho. O processo eleitoral foi realizado em plataforma digital, na 95ª Assembleia Geral Extraordinária e Eletiva. Na data, o então reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), professor Waldemiro Gremski, migrava de presidente a vice-presidente e disse que “Nós iniciamos este trabalho há dois anos e a Reitora Lia Quintana foi fundamental; portanto, esta ascensão à Presidência é normal e natural. Eu nunca tinha visto uma eleição tão tranquila”, contou à época sobre a unanimidade que alegou a nova Diretoria.

Enquanto foi membro e presidente do CRUB, Lia Quintana levou consigo a Urcamp para fora dos muros, alcançando frentes nacionais e internacionais, como sua participação no evento da Unesco, em Barcelona, em maio deste ano na Conferência Mundial de Educação Superior; e na Audiência Pública sobre os cursos de Medicina no Supremo Tribunal Federal.




Saiba mais sobre o PNG/CRUB

O GT PNG/CRUB foi formado pelo Vice-Presidente do CRUB, Professor Waldemiro Gremski (PUCPR), que coordenou os trabalhos juntamente com as Professoras Cássia Ferri (FURB), Sissi Kawai Marcos e o Professor Lúcio José Dutra Lord (UNEMAT), além dos colaboradores do CRUB.

A Versão 1 do PNG/CRUB foi apresentada na 98ª Assembleia Geral Ordinária do CRUB, realizada nos dias 27 e 28 de julho, em Brasília. O evento promoveu um intenso debate sobre desafios e oportunidades na gestão das universidades. Durante a assembleia, o Vice-Presidente do CRUB, Professor Waldemiro Gremski, explicou que, com a elaboração do PNG, o Conselho busca uma atualização do ensino superior, capaz de preparar profissionais e sujeitos adaptados às características do mundo contemporâneo.

“Nossa premissa básica é convergir nossos melhores esforços para tornar o ensino superior cada vez mais acessível, com qualidade sustentável, moderno, justo, uma educação superior aberta para o mundo, internacionalizada, oferecendo uma formação conforme existem os desafios dos tempos atuais”, explicou.

 Subtemas do PNG/CRUB abordados nos Encontros e compilados na Versão 1:

  1. A graduação em contexto de transformação;

  2. Um novo modelo de Instituição de Educação Superior;

  3. Docência universitária;

  4. Engajamento Estudantil: a graduação centrada na aprendizagem dos estudantes;

  5. Financiamento da Educação Superior;

  6. Regulação e Avaliação da Educação Superior; e

  7. Relação IES (Universidades) e Empresas (mundo do trabalho).

 

Fórum de Presidentes

O Fórum de Presidentes foi instalado em 2018, e é uma instância política das Associações Nacionais que atuam na educação superior. Sob gestão do CRUB, o Fórum é integrado por Presidentes entidades representativas das Instituições de Ensino Superior no Brasil – além do CRUB, a Associação Brasileira das Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE), a Associação das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ABRUC), a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), a Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) e o Fórum das Faculdades Comunitárias (FORCOM).

Com reuniões quinzenais, o Fórum instituiu um dinamismo e celeridade nos temas debatidos relacionados à Educação Superior.

Sobre Henrique Paim

O ex-Ministro Henrique Paim foi secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC) e presidiu o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) antes de ocupar a pasta de fevereiro de 2014 a janeiro de 2015. Atualmente é professor da Fundação Getulio Vargas (FGV).