Por aclamação, Lia Quintana é eleita Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras

CRUB é a única entidade a congregar todos os segmentos da Educação Superior no Brasil. Na gestão anterior, Lia Quintana era Vice-Presidente.

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) elegeu, por unanimidade, na tarde desta quarta-feira, 29 de setembro, a nova Diretoria para gestão 2021-2023, que tem como Presidente a Reitora do Centro Universitário da Região da Campanha (URCAMP), professora Lia Maria Herzer Quintana, até então Vice-Presidente da entidade. O processo eleitoral foi realizado em plataforma digital, na 95ª Assembleia Geral Extraordinária e Eletiva.

Criado em 30 de abril de 1966, o CRUB é hoje a única entidade a congregar todos os segmentos da Educação Superior no Brasil, representando todos os reitores e reitoras do país, e é um importante articulador dos diálogos na esfera pública. Na época de sua criação, o Conselho visava articular e consolidar o Ensino Superior no Brasil; pensar estrategicamente o sistema universitário no seu todo e propor medidas para o seu pleno desenvolvimento; promover o intercâmbio e a cooperação entre todas as universidades; e que todas as instituições de Ensino Superior contribuíssem eficazmente para o desenvolvimento nacional.

Este compromisso, consolidado há mais de cinco décadas, possui ideais atuais, tais quais vislumbravam aqueles 28 reitores, em 1966, quando se uniram para a criação do CRUB, e que tinham uma visão que enxergava para além das instituições que presidiam. A Reitora da Urcamp, professora Lia Quintana, ao longo de sua gestão frente ao Centro Universitário, sempre primou pela qualidade da educação sem perder o foco na inovação e na importância de contribuir para o desenvolvimento regional onde a Urcamp atua. Até então Vice-Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, hoje reafirma o seu comprometimento assumindo a Presidência do Conselho.

“Esta nova Gestão irá dar continuidade ao trabalho que iniciamos em 2019, onde tivemos adequações e começamos a revitalizar o CRUB, entendendo que esta entidade é um espaço da educação superior e todas as suas matizes: comunitárias, particulares, federais, estaduais e municipais. Nós modernizamos o nosso Estatuto, e, além disto, realizamos o nosso grande projeto, que é o Plano Nacional de Educação, contemplando todos os segmentos. Vamos dar sequência ao trabalho realizado, com uma diretoria que representa nosso país, pois possui membros de Norte a Sul, Leste a Oeste e Centro, portanto estamos referenciados no Brasil Inteiro”, afirmou a nova Presidente e Reitora da Urcamp, Lia Quintana.

Encerrando um ciclo, o Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, professor Waldemiro Gremski, passa sua Gestão à Lia Quintana, agora tornando-se seu vice-presidente. “Nós iniciamos este trabalho há dois anos e a Reitora Lia Quintana foi fundamental; portanto, esta ascensão à Presidência é normal e natural. Eu nunca tinha visto uma eleição tão tranquila”, finalizou o Reitor da PUCPR.

Nova diretoria

Presidência: Reitora Lia Maria Herzer Quintana (Urcamp - Comunitária);

1ª Vice-Presidência: Reitor Waldemiro Gremski (PUCPR - Comunitária);

2ª Vice-Presidência: Reitora Margarida de Aquino (UFAC - Federal);

3ª Vice-Presidência: Reitor Rodrigo Bruno Zanin (UNEMAT - Estadual/Municipal);

4ª Vice-Presidência: Reitora Beatriz Maria Eckert-Hoff (UDF - Particular);

1ª Tesouraria: Reitor Pedro Falcão (UPE - Estadual/Municipal);

2ª Tesouraria: Reitora Luciane Ceretta (UNESC - Comunitária);

1ª Secretaria: Reitora Luciane Lúcio Pinheiro (UNISA - Particular);

2ª Secretaria: Reitor Marcelo Brito Carneiro Leão (UFRPE - Federal);

Suplentes:

Reitor Paulo Fossatti (UNILASALLE - Comunitária);

Reitor Felipe Sartori Sigollo (Universidades Brasil - Particular)/

Reitor Evandro do Nascimento Silva (UEFS - Estadual/Municipal);

Reitor Marco Antônio Soares de Souza (Universidade de Vassouras);

Reitor Márcio Araújo Oliverio (Universidade Metodista);

Reitor Milton Beltrame Júnior (UNIVAP);

Reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer (UNISC);

Reitora Beatriz Balena (UVA);

Reitor José Marinoni (UCDB).