Palestra sobre ensino flexível no novo panorama de tecnologia da educação brasileira marca a Aula Inaugural da Urcamp

Após participar da 17ª edição do Congrega Urcamp, em outubro do ano passado, o vice-reitor da PUC do Paraná, Vidal Martins, voltou a programação da Urcamp. Desta vez, o doutor em Informática foi convidado a ministrar a aula inaugural deste semestre, trazendo a temática “Ensino flexível no novo panorama de tecnologia da educação brasileira” para debate.

Doutor em Informática pela Universidade de Nantes, França, Mestre em Informática pela PUCPR e graduado em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Paraná, Martins é professor titular da PUC PR e exerce a função de vice-reitor da universidade desde 2017, onde também atuou como pró-reitor de graduação.
Martins iniciou sua fala destacando a importância de debater os cenários novos que se abrem em um momento de corrida tecnológica intensa. “A mentalidade da inovação é fundamental para as pessoas que a gente forma. É um impacto nas organizações, mas nos impacta também como instituição de Ensino Superior, porque temos que preparar as pessoas para essa realidade”, explica.

As mudanças constantes de cenário a partir do avanço tecnológico é um dos desafios do Ensino Superior apontados por ele, já que a instituição deve não apenas entender, mas antecipar e adaptar-se ao novo cenário para atender a demanda do momento. “Se nós, como universidade, continuarmos fazendo só o que a gente já fez, a tendência é que vá contraindo a possibilidade de sermos relevantes para a sociedade. Temos que entender esses movimentos, não deixando de fazer aquilo que a gente já faz, mas fazendo mais, indo ao encontro dessas necessidades”, explica.

Ele aponta, ainda, que diante do novo panorama de avanços tecnológicos, as competências têm durado menos, o que influencia, diretamente, na forma de aprendizagem que deve ser adotada. “Algumas décadas atrás, fazia-se uma formação e aquela competência valia por 30 anos. Hoje a gente vê que com os avanços tecnológicos, é muito mais rápido para que as coisas percam a validade. Nós temos, então, uma competência que dura cinco anos. Temos que reciclar para estar dentro de uma realidade de mercado, para que o conhecimento e capacidade de produção seja útil. Isso abre a possibilidade de aprendizagem ao longo da vida”, diz.
Atividade marcou retomada das atividades em novo ano letivo
A reitora da Urcamp, Lia Quintana, celebrou a nova parceria firmada com Martins, que colocou à disposição da comunidade acadêmica da Urcamp o seu expertise. “(Martins) Nos contempla com uma palestra sobre uma instituição de vanguarda, de inovação, muito à frente de todas as situações, prevendo as mais inusitadas formações. Isso vai contribuir muito com nossa formação”, destaca.
Ela explicou que apesar da Urcamp ter retomado, de forma presencial e integral, todas as atividades, a aula inaugural se deu em formato virtual para poder contemplar os estudantes com a palestra de Martins, ministrada diretamente de outro estado.

A diretora acadêmica da Urcamp, Jane Vilaverde, destacou que a palestra do convidado oportunizou “olhar para uma perspectiva dos caminhos que podemos percorrer enquanto universidade em um momento pós-pandemia”.