Programas apoio pedagógico

Programa de Monitoria

A atividade de monitoria de apoio oportuniza a ampliação da experiência acadêmica dos discentes, preparando-os para o futuro exercício profissional, a URCAMP, por meio da Resolução 02/2015, estabelece suas regras para a implantação do processo, que acontece todos os semestres, através de Edital lançado pela Pró-Reitoria Acadêmica e divulgado a todos os docentes e alunos da instituição. A monitoria destina-se a apoio aos componentes curriculares complexos, que necessitam de atendimento especializado em virtude de atividades práticas ou exercícios individuais; ou apresentem grande número de evasão ou repetência; e/ou número elevado de alunos.

Programa de Estágios Extracurriculares

A URCAMP atende a Lei 11788/2008, que dispõe sobre estágios de estudantes. O estágio obrigatório consta discriminado no PPI e nos PPCs. O estágio não obrigatório está previsto, contempla convênios com empresas públicas e ou privadas. O processo é acompanhado pela PROAC e pelos professores responsáveis nos Cursos.

Programa de formação inicial e continuada de professores da educação básica

Dede 2012, a URCAMP, por meio do PIBID, reitera seu compromisso com a formação inicial e continuada de professores da educação básica. A partir da Portaria CAPES, 158 de 2017, a instituição promoverá a formação, integrada com as redes de educação básica, e garantindo a articulação entre as licenciaturas, a pesquisa e a extensão.

Programa Institucional de Iniciação Científica, Tecnológica e de Extensão (PIICTE)

O programa objetiva viabilizar a participação de alunos da graduação e da educação básica nos projetos de pesquisa e de extensão aprovados pelos órgãos competentes. Assim, para que a produção de conhecimento não seja dissociada da prática da pesquisa, dentro desta expectativa, propõe-se que a iniciação científica promova a inserção dos acadêmicos em projetos de pesquisa apurando qualidades e, em projetos de extensão, aproximando-os da realidade profissional, estimulando ainda a inovação, a criatividade e as atividades relacionadas à área tecnológica.