Semana Acadêmica de Farmácia e Biomedicina propõe conhecimento integrado na saúde

Proposta das palestras é debater conexões entre as duas áreas de atuação
Acadêmicos prestigiarão profissionais renomados

A Urcamp prepara, de 5 a 8 de novembro, a 21ª Semana Acadêmica de Farmácia e a 3ª Semana Acadêmica de Biomedicina. Com uma programação integrada dos cursos, o evento oportunizará uma série de palestras diversificadas sobre as duas profissões. As atividades são gratuitas e visam incentivar a troca de experiências e fortalecer a integração entre os estudantes dos cursos. As inscrições estão abertas pelo site eventos.urcamp.edu.br.

A programação da semana acadêmica será iniciada no dia 5 de novembro, numa terça-feira, com a palestra “Avaliação precisa: o caminho para saúde e resultados reais”, apresentada pela enfermeira do Hospital de Guarnição de Bagé (HGuBa), tenente Larissa Queiroz Cazarin Leme. A palestra abordará as melhores práticas em avaliações clínicas para obtenção de diagnósticos precisos e orientações que garantam a qualidade de vida dos pacientes.

No mesmo dia, às 20h30, a infectologista Paula Martinez ministrará a palestra “Princípios que norteiam a relação farmacocinética/farmacodinâmica (PK/PD) nas terapias antimicrobianas”. A sessão será uma oportunidade para os alunos compreenderem os fundamentos que guiam o equilíbrio farmacológico nas terapias antimicrobianas, essenciais para tratamentos eficazes e seguros no combate a infecções complexas.

Na quarta-feira, 6 de novembro, a dermatologista Paula Kallil falará às 19h sobre a “Importância do uso dos fatores de proteção solar”. O conteúdo focará na conscientização sobre a prevenção de danos causados pela exposição ao sol, abordando práticas diárias que ajudam a preservar a saúde da pele, um tema de grande relevância para os futuros profissionais de saúde.

Na sequência, às 20h30, a biomédica esteta, Vitória Porto, conduzirá a palestra “Intradermoterapia: técnica inovadora no cuidado da saúde e autoestima”. Com crescente demanda no mercado estético, a intradermoterapia será apresentada como uma prática que oferece resultados de beleza e bem-estar, abordando as técnicas e benefícios deste procedimento para a saúde e autoestima dos pacientes.

No dia 7 de novembro, quinta-feira, às 19h, a biomédica Rafaela Sinnott abordará o tema “Leucemias: o biomédico frente ao diagnóstico laboratorial”, com transmissão online para os participantes no Salão de Atos. A palestra trará um panorama detalhado sobre o papel fundamental dos biomédicos na detecção precoce e precisa de leucemias, destacando as técnicas de diagnóstico laboratorial aplicadas.

Depois, às 20h30, a farmacêutica Bruna Freitas ministrará a palestra “Estética Facial”, explorando as contribuições da farmácia para procedimentos estéticos que buscam promover a saúde da pele e melhorar a aparência facial, destacando as interseções entre a farmácia clínica e a estética.

Encerrando a semana, no dia 8 de novembro, sexta-feira, a farmacêutica Fernanda Sabedra apresentará “Pesquisas básicas e clínicas no Laboratório de Biotecnologia do Câncer”, a partir das 19h, na Sala 10B do Ginásio Corujão. A palestra discutirá o trabalho realizado no laboratório de biotecnologia com foco em pesquisas sobre câncer, com contribuições sobre os avanços e técnicas laboratoriais na compreensão e tratamento da doença.

Os coordenadores dos cursos de Farmácia e Biomedicina, Laércio Santos e Rafaella Sinnott, respectivamente, destacam a Semana Acadêmica como uma oportunidade indispensável na formação dos alunos, promovendo a ampliação de conhecimentos e o fortalecimento de conexões. Com temas que abrangem leucemias, antimicrobianos, fatores de proteção solar, intradermoterapia, pesquisas básicas e clínicas, estética e o impacto da suplementação adequada na saúde dos pacientes, os docentes argumentam que o evento se consolida como um espaço de troca de experiências em um ambiente descontraído e acolhedor, que reúne acadêmicos, profissionais e professores.

 

PROGRAMAÇÃO

5 de novembro (terça-feira)

- 19h - “Avaliação precisa: o caminho para saúde e resultados reais” - Enfermeira do HGuBa, tenente Larissa Queiroz Cazarin Leme – Salão de Atos

- 20h30 - “Princípios que norteiam a relação farmacocinética/farmacodinâmica (PK/PD) nas terapias antimicrobianas” - Infectologista Paula Martinez – Salão de Atos

 

6 de novembro (quarta-feira)

- 19h - “Importância do uso dos fatores de proteção solar” - Dermatologista Paula Kallil – Salão de Atos

- 20h30 - “Intradermoterapia: técnica inovadora no Ccidado da saúde e autoestima” - Biomédica esteta, Vitória Porto – Salão de Atos

 

7 de novembro (quinta-feira)

- 19h - “Leucemias: o biomédico frente ao diagnóstico laboratorial” - Biomédica Rafaela Sinnott - Salão de Atos (transmissão online direto do local)

- 20h30 - “Estética Facial” - Farmacêutica Bruna Freitas – Salão de Atos

 

8 de novembro (sexta-feira)

- 19h - “Pesquisas básicas e clínicas no Laboratório de Biotecnologia do Câncer” - Farmacêutica Fernanda Sabedra – Sala 10B (Ginásio Corujão)