Abordagens multiprofissionais no apoio a crianças com autismo são destaque da Semana Acadêmica de Alegrete

Especialistas relataram suas experiências com o tema

A Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Educação Física e Fisioterapia do Campus Alegrete promoveu, na noite de quarta-feira, 30, um debate sobre o tema “Abordagem multiprofissional no apoio a crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista)”. Realizado no Salão de Atos, o evento contou com uma equipe de especialistas que trouxe suas vivências e experiências, abordando a complexidade do acompanhamento de crianças com TEA. Participaram da discussão a educadora física Jaqueline Copetti, a fisioterapeuta Raquel da Silva, o psicólogo Márcio Duarte e o psicopedagogo Fernando Barros. O evento contou com a mediação do também educador físico Cláudio Ceolin.

O debate contextualizou o papel de cada área no suporte a essas crianças, explorando desde os desafios de acesso às terapias para famílias de baixa renda até as dificuldades encontradas nas interações do dia a dia. Entre os temas abordados estavam as diferentes formas de abordar uma criança com TEA, o impacto positivo da presença de um professor auxiliar nas escolas e a importância de compreender o hiperfoco, uma característica comum em crianças com TEA. Também foram discutidas situações que podem gerar estresse para essas crianças, como mudanças imprevistas de rotina – um simples desvio no trajeto do carro, por exemplo, pode desencadear reações inesperadas.

A programação da Semana Acadêmica encerra nesta quinta-feira, 31, às 19h, com o debate sobre “Tratamento e reabilitação de lesões no esporte (joelho, quadril e ombro)”. A discussão será conduzida pelo médico e cirurgião Julio Rigol, o educador físico Francisco Severo, o fisioterapeuta Maurício Reichert e a educadora física Daniela Segabinazzi, também no Salão de Atos do Campus Alegrete.