Farmácia promove Oficina sobre “Aproveitamento integral dos Alimentos”

As alunas do módulo VI do Curso de Farmácia, Ana Cláudia Tavares, Jaciane da Silva, Natiele Eicholz e Tamires Kader, realizaram uma oficina prática sobre aproveitamento integral dos alimentos na Comunidade Mãe de Deus, bairro Malafaia, em Bagé.

O Relatório do Índice de Desperdício Alimentar, elaborado pela ONU (2021), demonstra que em 2019, no mundo, 931 milhões de toneladas de alimentos vendidos às famílias, varejistas, restaurantes e outros serviços alimentares foram desperdiçadas. O aproveitamento de cascas, folhas, talos e caules não é realizado muitas vezes por falta de conhecimento e de hábito.

As alunas criaram dois livros de receitas virtuais e gravaram vídeos de algumas receitas, que foram disponibilizadas pelo WhatsApp.

A primeira atividade foi uma conversa educativa com as mulheres participantes sobre os benefícios, vitaminas e sais minerais contidos nos produtos descartados em nossa cozinha, como: cascas, folhas, talos e caules. Em seguida, duas receitas foram desenvolvidas no local. Além disso, as demais receitas já prontas foram levadas para degustação, ganhando aprovação até mesmo das crianças.

Dentre as possibilidades dentro da cozinha, podemos citar bolo de beterraba (com casca), bifes à milanesa da casca da banana, farofa crocante de talos e folhas de beterraba ou cenoura e suco da casca do abacaxi.

A orientação ficou sob responsabilidade da docente do Curso, Patrícia Albano Mariño e com a ajuda da mentora do projeto, a nutricionista e egressa da Urcamp, Ana Paula Rocha Nicoloso.