Medicina Veterinária realiza I Simpósio de Pequenos Animais

As atividades, com oficinas, minicursos, rodas de conversa e palestras foram realizadas no início da tarde desta terça-feira, no Salão de Atos, em Bagé, marcando o começo do I Simpósio de Pequenos Animais, organizados curso de Medicina Veterinária da Urcamp.

O foco do primeiro dia foi “Particularidades da Anestesiologia em felinos” pela egressa da Urcamp, médica veterinária Vitória Ramos de Freitas. Ela destacou os cuidados que são necessários para que se reduza o número de óbitos em gatos, em decorrência de cirurgias. Segundo a veterinária, os traumas e estresses durante o processo de anestesia podem interferir no sucesso da operação e a atenção deve ser redobrada após o processo cirúrgico, quando acontece a maior parte das intercorrências.

Num segundo momento a palestrante participou de uma roda de conversa com outra egressa, a médica veterinária, graduada em 2022 pela Urcamp, Beatriz Azeredo, que também está se especializando em felinos. “Precisa de um olhar mais específico, pois não temos muita referência nessa área aqui na cidade, por isso, acho importante compartilhar a experiência que temos com os acadêmicos, nossos futuros colegas”, explica.

Amanda Gomes está no 9º semestre, se forma no final do ano e é uma das alunas que integra o Grupo de Estudos de Pequenos Animais da Urcamp, um dos organizadores do simpósio. “Primeiramente, preciso enaltecer o conhecimento que se tem aqui; depois, os contatos que fizemos com pessoas, profissionais da área que irão nos abrir portas e nos auxiliar quando formos ingressar no mercado de trabalho. Então essas iniciativas são extremamente importantes”, justifica.

O Simpósio para Pequenos Animais segue nesta quarta-feira com a seguinte programação:

13h30 às 15h30 - Minicurso: Emergência em pequenos animais: do ABC ao RCCP. Palestrante: Vitória Ramos de Freitas.

16h às 17h - Manejo nutricional do paciente crítico. Palestrante: Empresa Royal Canin Natalia Bresolin de Oliveira.

18h30 às 19h30 - Linfomas em cães e gatos. Palestrante: Bruna
Antunes Teixeira.

19h50 às 20h50 - Medicamentos para dor. Palestrante: Dra. Bianca Lemos dos Santos