Consultoria Jr. da Urcamp firma novo compromisso com Aciba para prêmio Distinção Empresarial

Premiar as empresas e profissionais mais lembrados pelos consumidores bajeenses é a honraria oferecida pelo Distinção Empresarial, evento promovido pela Associação Comercial e Industrial (Aciba) de Bagé. E mais uma vez, a Consultoria Jr. da Urcamp será a responsável por fazer a pesquisa e o levantamento desses resultados, com toda uma metodologia criada. Agora, para a 19ª edição.

Cabe salientar que, desde a primeira edição, a Consultoria Jr. realiza esse trabalho. O compromisso foi firmado novamente em ato de assinatura, realizado na tarde desta terça-feira, 30, dentro da reitoria da Urcamp, com presença da nova diretoria da Consultoria Jr.; da diretoria da Aciba, representada pelo presidente Eduardo Soares; além do reitor, profº Dr. Antônio Evanhoé Sobrinho, e da coordenadora do curso de Administração, Rita Jorge.

A pesquisa envolverá quatro segmentos: comércio, indústria, prestadores de serviços e profissionais liberais. Dentro desse contexto há 121 categorias de empresas e tipos profissionais. A amostragem prevê mais de 1,4 mil pessoas a serem entrevistadas, envolvendo oito zonas da cidade e mais de 80 bairros.

Conforme Rita, o diferencial deste ano é a utilização de mecanismos tecnológicos para coleta de dados. A pesquisa será dividida em quatro etapas: recrutamento, seleção e treinamento dos pesquisadores; teste do instrumento de coleta dos dados; aplicação dos questionários; análise dos resultados e montagem do relatório final.

A previsão é que a entrega do relatório aconteça na primeira quinzena de setembro. Já a realização do evento, com a entrega do prêmio Distinção Empresarial aos nomes mais lembrados pelos consumidores bajeenses, deve ocorrer no mês de novembro.

Coordenadora Acadêmica da Consultoria Jr. da Urcamp, a professora Rita Luciana Saraiva Jorge destaca o papel do espaço como um laboratório para gestão de negócios. “É essencial para que os alunos aprendam, na prática, todas as etapas de um projeto de pesquisa. Assim, a oportunidade de vivenciarem a prática de negócios na Consultoria Júnior propicia o alinhamento entre conceitos teóricos com a prática empresarial. A parceria com a Aciba sempre traz grandes benefícios aos acadêmicos que fazem parte da Consultoria Júnior, através da realização da pesquisa Distinção empresarial na cidade de Bagé”, enfatiza.

Presidente eleita para a Consultoria Jr., Sabrina Wall Braun relata a oportunidade de vivenciar tais práticas, dentro do ramo da Administração. “Na Consultoria Júnior, temos a oportunidade de vivenciar a gestão de negócios e a parceria com a Aciba é extremamente importante, visto que é um projeto completo, com várias etapas, pesquisa de campo e análise de dados”, completa.