Professora de Medicina Veterinária da Urcamp conclui doutorado
A professora Natalia Horstmann Risso, de 31 anos, natural de Sant’Ana do Livramento e docente do curso de Medicina Veterinária da Urcamp, campus Alegrete, concluiu seu doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana. A defesa da tese, intitulada "Refluxo Gastroesofágico em Gatas Anestesiadas", ocorreu presencialmente em 24 de março. Orientado pela professora Marilia Teresa de Oliveira, o estudo abordou um problema clínico relevante e, segundo Natalia, ainda pouco explorado na medicina veterinária.
A pesquisa comparou dois protocolos anestésicos amplamente utilizados—anestesia intravenosa total (TIVA) e anestesia intravenosa parcial (PIVA)—e diferentes posicionamentos dos animais, identificando fatores que influenciam a incidência e gravidade do refluxo gastroesofágico em gatas submetidas à anestesia. Segundo Natalia, a tese fornece subsídios para protocolos anestésicos mais seguros e eficazes, além de abrir caminhos para futuras pesquisas clínicas na área, beneficiando a comunidade veterinária e melhorando a qualidade de vida dos animais tratados.
A trajetória acadêmica de Natalia começou no Colégio da Urcamp, em Sant’Ana do Livramento, hoje denominado Ierecê Lins. A graduação em Medicina Veterinária foi realizada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), entre 2010 e 2015. Em seguida, cursou mestrado em Ciência Animal na Unipampa, de 2016 a 2018, com a dissertação "Avaliação in vitro e in vivo de Nanoemulsão de Clorexidine", sob orientação do professor Diego Vilibaldo Beckmann.
Docente do curso de Medicina Veterinária da Urcamp desde 2022, Natalia ministra diversas disciplinas, incluindo Farmacologia e Toxicologia, Ortopedia Animal, Técnicas Cirúrgicas, Anestesiologia Veterinária, Diagnóstico por Imagem, entre outras. Para ela, a conquista do doutorado representa a realização de um sonho de vida. “Desde pequena, fui inspirada pelo exemplo das minhas avós, que dedicaram suas vidas ao ensino. Desde que entrei na faculdade, já sabia que queria me especializar para lecionar no Ensino Superior. Esse doutorado é a confirmação de que, com dedicação, amor e persistência, é possível realizar nossos maiores sonhos”, afirmou.
A relação com a Urcamp foi determinante para sua formação. Além do início no colégio da instituição, Natalia destaca a importância dos professores que a incentivaram e o acolhimento encontrado no campus Alegrete. “A coordenadora Adriana Lucke Stigger foi incansável, acreditou nos meus sonhos e sonhou junto comigo. Meus colegas foram pilares de apoio constante, e meus alunos, a grande inspiração diária. Sem eles, certamente, eu não teria chegado até aqui”, concluiu.