Da Psicologia da Urcamp à comissão técnica do Guarany: docente relata impacto com trabalho no clube

Professor Elisandro Freitas passou a fazer parte efetivamente do corpo técnico do clube

A parceria entre Guarany e Urcamp, firmada em outubro de 2024, fortaleceu a estrutura técnica do clube ao incorporar profissionais e estagiários de diversas áreas, como Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. O convênio também possibilitou o acesso à estrutura do Hospital Universitário (HU). Nesse contexto, o professor de Psicologia da Urcamp, Elisandro Lima de Freitas, de 40 anos, iniciou sua atuação no clube. Formado em Psicologia pela própria instituição e especializado em Psicologia do Esporte, ele passou a integrar oficialmente a comissão técnica, contribuindo diretamente para o desempenho da equipe dentro e fora de campo.

A partir da experiência acadêmica e do envolvimento no projeto, a transição para um papel permanente ocorreu naturalmente. “A possibilidade surgiu através da parceria entre Guarany e Urcamp e pelo fato de estar desenvolvendo a função de docente na instituição”, explica. Dentro desse trabalho, conta que teve total apoio da coordenadora do curso de Psicologia, a professora doutora Sílvia Vargas. Com o avanço do trabalho, ele percebeu a importância de aprofundar sua atuação e, a partir deste momento, se dedicará exclusivamente ao Guarany.

No primeiro contato com o elenco, Freitas conta que o desafio foi a aceitação da psicologia esportiva como ferramenta de apoio. “Por ser uma área de grande conhecimento, mas com pouca atuação na nossa região, o primeiro desafio foi a aceitação. No entanto, a gestão e a comissão técnica do Guarany, com uma visão moderna e atualizada, acolheram a proposta e contribuem ativamente para o trabalho em equipe, além de apoiarem atendimentos individuais sempre que necessário”, destaca.

Os impactos foram perceptíveis ao longo do tempo. A partir do trabalho implementado, o psicólogo relata que percebeu avanços no desempenho individual dos atletas. “A Psicologia do Esporte tem contribuído para a melhora na concentração, no controle emocional e na resiliência dos jogadores diante dos desafios da competição, principalmente do Gauchão, onde ocorrerão três jogos no período de 10 dias, com viagens, tornando a competição intensa e exigindo rápida recuperação física e mental”, analisa. Outro aspecto trabalhado salientado foi o fortalecimento da comunicação interna. “A sintonia entre a comissão técnica e o elenco, sob comando do técnico Márcio Nunes, favorece a confiança mútua e reflete diretamente na performance coletiva”, argumenta.

A efetivação também representou, para o professor, uma concretização pessoal e profissional. “Sempre percebi o impacto que o fator psicológico tem no desempenho dos atletas, especialmente por praticar esportes. No entanto, esse conhecimento era empírico, sem embasamento científico. Em 2015, iniciei a graduação em Psicologia na Urcamp e, em 2019, direcionei meus estudos para a Psicologia do Esporte, especializando-me na área e complementando minha formação com diversos cursos. O futebol, sendo um esporte extremamente intenso e competitivo, exige muito mais do que preparo físico, técnico e tático. O equilíbrio emocional é um fator decisivo”, acrescenta.

Agora, o docente, a participação na Série D do Campeonato Brasileiro é vista como uma oportunidade para avançar ainda mais no trabalho desenvolvido. “Permanecerei integrado ao projeto para a Série D, pois ainda é cedo para se sentir satisfeito. Esse é apenas o começo de uma atividade que tem muito a evoluir. Nosso objetivo é fazer um excelente campeonato, e toda a comissão técnica está alinhada com a mentalidade de buscar resultados positivos”, conclui.