Reitores reiteram ao Estado pedido de recursos para a educação pública e comunitária

Representantes do Comung se reuniram, no Palácio Piratini, com o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado

Reitores e representantes de instituições que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) se reuniram, na tarde desta quarta-feira, 30, com o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Alsones Balestrin. O encontro, que ocorreu no Palácio Piratini, teve como objetivo reiterar ao governo estadual o pedido de destinação de 0,5% da receita líquida de impostos próprios para a educação superior pública e comunitária, conforme especificado na Constituição do Estado do Rio Grande do Sul.

Participaram da reunião com Balestrin os reitores Cleber Prodanov (Universidade Feevale), Lia Maria Herzer Quintana (Urcamp) e Sergio Mariucci (Unisinos); a vice-reitora Solange Fagan (Universidade Franciscana – UFN); a secretária adjunta da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), Simone Stülp; o chefe de gabinete da Unisinos, Carlos Alberto de Oliveira Cruz; a assistente do Comung, Viviane Born; e a assessora de gabinete da SICT, Soraia Zanchi.

O Comung busca, com essa iniciativa, utilizar o percentual da verba definida na Constituição Estadual do Rio Grande do Sul para estudantes da graduação. A intenção é elaborar um programa destinado à educação superior comunitária que disponibilize bolsas de estudo, a fim de ampliar as possibilidades de inclusão de estudantes no Ensino Superior e favorecer o desenvolvimento regional.

Nos últimos anos, nenhum recurso foi destinado à educação superior comunitária, impossibilitando o acesso de milhares de estudantes ao ensino superior. O reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, destaca que as universidades comunitárias são responsáveis, há mais de 50 anos, por estimular o desenvolvimento regional. “Mais que um negócio ou serviço, a causa da educação é a razão de ser dessas instituições, que estão comprometidas com toda a comunidade gaúcha”, afirma.

O movimento do Comung iniciou no ano passado, quando reitores se reuniram com o governador do Estado e com deputados estaduais. O secretário Alsones Balestrin demonstrou apoio à entidade e, ao final da reunião, salientou que vai verificar a situação e, após, dar seguimento às tratativas.

Sobre o Comung

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) é o maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul. É composto por 14 instituições, abrangendo quase todos os municípios do Estado. Essas universidades concentram 153.369 estudantes, 896 cursos de graduação e 715 cursos de pós-graduação e contabilizam 1,3 milhão de atendimentos prestados à comunidade.