Projeto social promove mostra com quatro filmes de estudantes da rede pública municipal
O Memorial da Água sediou, no último dia 29, o lançamento de quatro curtas-metragens produzidos por estudantes de escolas municipais de Bagé. O projeto de produção de obras de audiovisual envolvendo instituições públicas foi desenvolvido entre os dias 11 e 19 de dezembro em uma iniciativa do Instituto ITTA, em parceria com o diretor Mattheus Will. Os filmes foram apresentados no espaço cultural do Daeb com a presença de autoridades municipais e do reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança.
A proposta que incentiva o protagonismo dos jovens envolveu mais de 40 estudantes de escolas públicas de Bagé, em etapas de trabalho como encontros teóricos e práticos sobre roteiro, atuação, direção e produção audiovisual. Ao longo da semana, os alunos foram estimulados a desenvolver narrativas próprias e a ocupar todas as etapas do fazer cinematográfico. “A ideia era fazer com que eles transformassem vivências pessoais em histórias para o cinema”, explica o monitor do projeto, o diretor Matheus Will. A iniciativa estabelece o compromisso com ações culturais e formativas voltadas à democratização do acesso ao audiovisual, ampliando oportunidades e fortalecendo novas vozes fora dos grandes centros de produção.
Destacando afinidade com os objetivos do projeto, Bragança convidou os quatro grupos que apresentaram suas produções na mostra para inscreverem seus filmes no festival estudantil de Cinema da Urcamp - o CineCamp - realizado há 10 anos no mês de outubro, no campus da Urcamp em Santana do Livramento. “Também estamos disponíveis para amparar propostas de produção audiovisual estudantil pela participação do curso de Jornalismo e utilização dos estúdios”, sugere.
SOBRE MATTHEUS WILL
Mattheus Will é ator, roteirista e diretor de audiovisual. Atuou em produções de destaque na televisão, como a novela Segundo Sol, exibida pela TV Globo, além de integrar o elenco de importantes produções. No cinema, participou de longas-metragens como No Coração do Mundo, Temporada e O Último Episódio, atualmente em cartaz, além de curtas-metragens como Nada e Quinze. Como realizador, roteirizou, dirigiu e produziu os filmes Novembro, As Cartas de Rivalino e Vai Ficar Tudo Bem.