Psicologia realiza Seminário sobre Práticas de Estágio de Psicologia Escolar

O Seminário, que ocorreu no Teatrinho da Urcamp, contou com a apresentação dos acadêmicos de práticas de Estágio de Psicologia Escolar. O projeto foi desenvolvido em 11 escolas públicas de Bagé e uma em Dom Pedrito e através de depoimentos, os alunos relataram as experiências vividas, em diferentes áreas de atuação da psicologia, aplicadas durante o estágio nos educandários. A atividade foi acompanhada por orientadoras educacionais e direção dos colégios. “O mais interessante foi o retorno que recebemos das escolas, do resultado levado a eles pelos nossos acadêmicos, demonstra a importância de termos psicólogos atuando junto da aprendizagem”, justifica a orientadora do projeto, professora Adriana Brito.
As escolas contempladas com os estágios foram:

Bagé

EMEF Prof. Creusa Brito Giorgis

EMEF Telmo Candiota da Rosa

EMEF Santos Dumont

EMEF Vereador Carlos Mario M da Silveira

EMEF José Otávio Gonçalves

EMEF Maria de Lourdes Molina

EMEF Antonio Fued Kalil

EMEF Fundação Bidart

EMEF Antônio Sá

EMEF Pérola Gonçalves

EMEF Darcy Azambuja

Dom Pedrito
Escola Estadual Ensino Fundamental Coronel Urbano das Chagas

No salão de Atos da Urcamp, o mesmo projeto foi apresentado pelos acadêmicos do módulo IV, sob a supervisão da professora Cláudia Corral. Os acadêmicos desenvolveram ações dentro de Práticas de Estágio de Psicologia Escolar em nove escolas públicas:

Bagé

EMC MEF Dr. Antenor Gonçalves Pereira

EMEF Dr. João Thiago do Patrocínio

EMC MEF São Pedro

EMEF Téo Vaz Obino

EMEF Professor Miranda

EMEF Professor Peri Coronel

Dom Pedrito

Colegio da Urcamp

Projeto Crescer

Candiota

Escola Municipal Neli Betemps

A atividade foi coroada com o agradecimento da Urcamp pela parceria com as escolas municipais de Bagé.

Ao final do seminário, foi realizada uma confraternização entre supervisoras de estágios acadêmicos, alunos, orientadoras e diretoras de escolas públicas municipais.

As Práticas de Estágio de Psicologia Escolar são uma parceria entre Urcamp e Secretaria Municipal de Educação de Bagé.

Certa vez, o extraordinário educador brasileiro Paulo Freire, disse que "quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender, participamos de uma experiência total, diretiva, política, ideológica, gnosiologica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e com a seriedade".