Projeto UALL Startup Lab terá espaço comunitário e colaborativo na Biblioteca da Urcamp

Com o objetivo de viabilizar um espaço apropriado para o desenvolvimento de projetos integradores e startups de Bagé e região, o segundo andar da Biblioteca da Urcamp sediará, a partir do próximo ano, o projeto UALL Startup Lab. A iniciativa foi apresentada na manhã de quarta-feira, dia 29, durante encontro do Ecossistema de Inovação Ecobah, realizado no Salão de Atos.

De acordo com o coordenador do projeto e gerente de Inovação da Urcamp, Leandro Pires, trata-se de um espaço colaborativo e comunitário que mapeará startups e oferecerá um ambiente adequado para que projetos de alunos se desenvolvam e para que startups já existentes possam utilizar.

"A região, através de suas universidades, gerou diversas soluções nos últimos anos, porém, a ausência de um espaço central prejudicou a prototipagem dessas ideias. O projeto visa transformar o segundo pavimento da biblioteca em um ambiente funcional e acolhedor, dedicado a abrigar projetos integradores e startups", detalhou Pires, ao destacar que os proponentes são a Urcamp e a startup Ípsillon, que atuará na operacionalização do projeto.

Até o momento, a iniciativa já conta com parcerias com diversas organizações, como a Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), Sicredi, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ecobah (Ecossistema de Inovação de Bagé). Além disto, por meio de edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), angariou recursos para sua viabilização. "Na primeira fase, o Sicredi contribuiu com 12 mil melhorias e manutenções. Após, R$ 151 mil do Startup Lab, via Fapergs, garantiu dois anos de trabalho de um bolsista que atuará como Gestor de Inovação e Tecnologia", comentou Pires, ao relatar o atual cenário do projeto.

Após o anúncio, o reitor da Urcamp, Antônio Evanhoé Sobrinho, que estava presente no ato, ressaltou a importância da tecnologia e inovação para o futuro. "Temos motivos para transformar a região. Penso que é através Educação e, agora, também da inovação que conseguiremos fazer essa transformação para que pessoas vivenciem um momento melhor", analisou.