Reitor da Urcamp recebe título de amigo da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada
ANIVERSÁRIO DA CORPORAÇÃO DEDICOU HOMENAGEM A OITO CIDADÃOS E ENTIDADES
A 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada promoveu, na manhã desta quinta-feira, 30, uma cerimônia alusiva ao aniversário de 103 anos da corporação, orgulhosamente denominada "Brigada Patrício Corrêa da Câmara". Durante o evento foram homenageadas oito personalidades públicas de Bagé ou instituições com o certificado de “Amigo da Brigada”.
O reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, foi um dos agraciados, o que representa a importância da instituição na formação das comunidades militares ao longo das mais de 60 décadas de atuação na região. “Temos uma ligação muito forte com a 3ª Brigada em função das iniciativas de pesquisa histórica e preservação da memória de Bagé. Uma das atuações que mais me orgulho foi ter identificado o local onde estava sepultado o patrono da corporação, Patrício Corrêa da Câmara, em uma paróquia de Rio Pardo. Os restos mortais do patrono foram trasladados, em 2025, para o Quartel General de Bagé”, aponta Bragança.
O Comandante, general de Brigada Alexandre Lückemeyer Machado Carrion, recebeu os homenageados com um cerimonial que primou pela união simbólica entre o moderno e o tradicional: mesmo com as unidades militares de Bagé se apresentando em desfile formal, com a presença de modernos veículos de batalha, garantiu-se espaço para uma leitura recitada da história da 3ª Brigada Patrício Corrêa da Câmara executada a cavalo pelo primeiro tenente Luiz Fernando Corroche Peres.
Carrion informou que as tropas de Bagé são a origem distante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. Relembrou a formação da tradição do exército nas lutas pela disputa de fronteiras no Sul do país e pela manutenção do território nacional contra agressões externas. “O Exército vem das batalhas contra as invasões estrangeiras, como de 1648, na Segunda Batalha de Guararapes. A união do povo brasileiro com suas três raças, o negro, o branco, o índio, que nós temos representados na nossa tropa hoje, que se tornou a primeira vez em que os brasileiros, mesmo ainda sem a independência, proferiram a palavra pátria”, declarou.
A área de abrangência da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, sediada em Bagé, alcança 400 quilômetros da fronteira do Brasil com os países do sul latino. “Nossa missão é sempre defender os interesses do nosso país, manter a soberania e as nossas instituições. O seguro de uma nação são forças armadas fortes”, conclui.
Agraciados “Diploma Amigo da Brigada”
Reitor da Urcamp, Prof Dr. Guilherme Cassão Marques Bragança;
Membro da Irmandade de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, Ciro Oscar de Borba Saraiva;
Proprietário do Grupo JW. José Walter Maciel Lopes;
Membro do Cemitério da Santa Casa de Caridade de Bagé, Okcilem Severo Batista
Membro do Cemitério da Santa Casa de Caridade de Bagé,. Uilson Adriano Da Cruz
Pela Irmandade de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, o vice-provedor Nicolau Rodrigues da Cunha;
Pela Santa Casa de Caridade de Bagé, o diretor administrativo, Raul Vallandro;
Pela Igreja Batista Conservadora, o pastor Gideão Otacílio Bezerra Muniz.
Local: 3° Regimento de Cavalaria Mecanizado
 
                                            