Comung realiza diálogo com candidato ao Governo do Estado Onyx Lorenzoni

A última agenda da série Diálogos com os candidatos ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - Comung, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 30, junto a Onyx Lorenzoni, do Partido Liberal - PL. O encontro, via Google Meet, teve início às 8 horas e reuniu representantes das 14 Instituições.

Lia Maria Herzer Quintana, reitora da Urcamp e presidente do Comung, fez seu pronunciamento de abertura e frisou, mais uma vez, que o Consórcio é um grande parceiro do Estado do Rio Grande do Sul. “Estamos à disposição para construir com o governador. Neste momento, as Instituições Comunitárias estão sendo sangradas, mas, ainda assim, somos resistência”. Quanto à pauta principal desta agenda de Diálogos, Lia continuou: “Precisamos do apoio do Governo. Estamos há mais de dois anos fazendo este trabalho e lutando pelo meio por cento. Este aporte, previsto na nossa Constituição Estadual, é fundamental, principalmente para a educação pós-pandemia”.

Todos os reitores e representantes fizeram sua apresentação e explanaram seus anseios quanto à educação do Estado, reforçando, assim como feito em todas as reuniões, o papel primordial das Comunitárias em todas as regiões do Rio Grande do Sul, com sedes em mais de 40 municípios. As Comunitárias - Instituições reconhecidas pela qualidade de ensino - enfrentam, além do apagão nas licenciaturas e evasão estudantil, a situação de ver a educação ser mercantilizada. É crescente a expansão de instituições de qualidade duvidosa, muitas sem endereço no RS, e que disputam com marketing forte, sem pesquisa e sem extensão.

“O nosso estudante, a grande maioria, só estuda com ajuda financeira ou com financiamento. Portanto, é muito importante que ele tenha continuidade, principalmente porque ele irá permanecer e contribuir com o desenvolvimento da região onde está inserido”, complementou Lia Quintana sobre a urgência de ser cumprido o que está previsto na Constituição Estadual. Em seu artigo 201, parágrafo terceiro, a legislação prevê: “O Estado aplicará 0,5% (meio por cento) da receita líquida de impostos próprios na manutenção e desenvolvimento do ensino superior público e, através de crédito educativo e de bolsa de estudos, integral ou parcial, no ensino superior comunitário, cabendo à lei complementar regular a alocação e fiscalização deste recurso.”. No entanto, esse aporte nunca chegou às Comunitárias e o Comung vem lutando veementemente para que seja cumprido.

Pelo Comung, participaram da reunião desta sexta-feira: Lia Maria Herzer Quintana, reitora da URCAMP e presidente do Comung; Cátia Maria Nehring, reitora da UNIJUí e tesoureira do Comung; Bernadete Maria Dalmolin, reitora da UPF e secretária do Comung; Fábio Dal-Soto, reitor da UNICRUZ; Andreia Rosane de Moura Valim, vice-reitora da UNISC; Solange Binotto Fagan, vice-reitora da UFN; Gabriel Grabowski, representando a Feevale; Givanildo Garlet, representando a UCS; Junior Roberto Willig, representando a Univates; Renaldo Vieira de Souza, representando a Unilasalle; e Demócrito Santos, representando a UCPEL.