QGIS e AutoCAD Civil 3D vira atividade da Arquitetura e Urbanismo

O professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Sandro Martinez Conceição e o Estudante de Arquitetura e Urbanismo, Darlan Almeida da Rosa, ministraram o minicurso de QGIS e AutoCAD Civil 3D, aplicados a visualização, edição e análise de dados georreferenciados e ao suporte a modelagem da informação da construção (BIM) aplicados ao planejamento. O evento de extensão foi aberto aos acadêmicos da Urcamp e à comunidade em geral. A demanda surgiu a partir da necessidade dos alunos do módulo VIII do curso de Arquitetura e Urbanismo realizarem um levantamento cadastral para embasar o diagnóstico urbano do componente curricular “projeto integrador urbanizar”.

O ministrante Darlan relata que enquanto estudante, foi de extrema importância poder dividir ensinamentos que vem adquirindo com outros colegas. "Foi ótimo compartilhar os entendimentos do campo do urbanismo perpassados pelos softwares de desenho e modelagem 2D e 3D. No âmbito acadêmico, muitos amparos digitais são deixados para trás por conta de outras demandas, o minicurso veio para agregar aos entendimentos teóricos e práticos vigentes, e no que tange ao teórico, foi levada uma perspectiva mais palpável do levantamento, catalogação e curadoria de dados, que ao serem apoiados e auxiliados pelos programas QGIS e AutoCAD Civil 3D, aplicados a visualização, edição e análise de dados georreferenciados e ao suporte à Modelagem da Informação da Construção (BIM, Building Information Modeling), onde com recursos integrados entre os softwares, permitiu-se evidenciar aos acadêmicos, o aprimoramento na documentação de desenhos, projetos e infraestrutura urbana."