Cursos de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional acolhem acadêmicos

Tamyris Ramos apresenta convidada

Encontros promovem técnicas de estudo e uso ferramentas digitais

 

Os cursos de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Urcamp abrem o semestre com uma série de atividades presenciais e virtualizadas que servem como uma acolhida aos acadêmicos. Boa parte da programação deverá sanar dúvidas sobre a utilização de plataformas e ferramentas digitais importantes no desempenho das atividades. A coordenadora de Fonoaudiologia, Tamyris Ramos, diz que os temas foram escolhidos visando atender as demandas pelo aprofundamento teórico ao mesmo tempo em que são previstas capacitações para garantir alta performance.

 

A primeira noite da semana foi dedicada a uma descrição abrangente sobre o funcionamento dos cursos, seus principais objetivos e sua dimensão digital. O pró-reitor de Ensino, professor doutor Rafael Moreira, destacou os princípios que fazem a Urcamp consolidar sua atenção à saúde. "Celebramos a acolhida aos alunos de fonoaudiologia e terapia ocupacional com a palestra da Professora Adriana. É um momento que orgulha a Urcamp em face de estarmos interagindo com a primeira turma dessas áreas tão importantes para o desenvolvimento da saúde nas nossas regiões de abrangência. Mais uma vez, é a Urcamp sendo protagonista inspirada no legado do nosso fundador, Attilla Taborda".

 

A noite desta terça-feira abriu com uma palestra em videoconferência sobre métodos de planejamento e organização de estudos, quando foram aplicados testes para identificar o estilo individual de aprendizagem, o que, segundo a palestrante, psicopedagoga Adriana Torres Mendes Roir, recebe influências do ambiente e do tempo emocional que cada acadêmico dedicou aos estudos. “A Urcamp é meu berço de formação, aqui fiz Pedagogia e minha primeira pós-graduação, então, estou em casa e vim passar um pouco sobre técnicas que falam sobre organização ao estudar numa vida dinâmica e cheia de compromissos. A ideia é trazer como funciona o cérebro, qual sua via de aprendizagem, o que nos atrapalha, quais são as armadilhas que impedem que a gente estude, enfim, a intenção é despertar uma dinâmica organizada e eficaz de estudo”, revela. 

 

No dia 31, a coordenadora do Núcleo de Educação a Distância - Nead Urcamp, Caroline Alvarez vai explicar todos os procedimentos de sistemas, como Moodle e Bibliotecas Virtuais a serviço da Urcamp, o que é determinante para melhorar o desempenho e a pesquisa sempre necessárias na complementação dos conteúdos formais. “É importante no início desta proposta dos cursos digitais, esse momento de acolhida, porque aqui nós conseguimos explicar todos os processos, as atividades e como funciona o processo de ensino, as avaliações e como os nossos alunos podem ter acesso ágil ao nosso ambiente virtual de aprendizagem”, finaliza.

Mais fotos