Exposição “Verdes Muitos: Bilhetes Desenhados” integra reabertura do Museu da Gravura Brasileira

Mantido pela FAT/Urcamp, o Museu da Gravura Brasileira retoma suas atividades. Para marcar esse processo de reabertura, nesta quarta-feira, 31, inicia a exposição “Verdes Muitos: Bilhetes Desenhados”. A inauguração está marcada para as 18h, no museu, que fica localizado na rua Coronel Azambuja, 18. A exposição estará disponível para visitação até o dia 28 de julho, de terça a sexta-feira, das 15h às 19h.

Conforme a gestora do Museu da Gravura Brasileira, Carmen Barros, a temática “Verdes Muitos” é inspirada na preocupação ambiental e climática que envolve o mundo. “É quase um apelo. Para isso, contamos com um ‘time grande’ de artistas em que 99% deles são de Bagé. Teremos abordagens através de gravuras, pinturas, fotografias, cada com um sua forma de expressão sobre esse tema. Inclusive, parte da venda desses trabalhos será em prol do Museu da Gravura Brasileira. Estamos planejando novas edições e convidaremos outros”, contextualiza.

A gestora do museu classifica o trabalho como processual, visto que, durante o tempo que a exposição estiver disponível, os visitantes também poderão colaborar com depoimentos em vídeos para serem exibidos. “Teremos pequenos vídeos dos artistas, com depoimentos sobre seu processo de trabalho e um apelo sobre as questões ambientais. Também haverá, durante o tempo de exposição, vídeos de escolas e de pessoas engajadas com a temática. Por isso é um trabalho processual”, argumenta.

E sobre a expressão “Bilhetes desenhados”, Carmen destaca que também é uma forma da exposição abrir, aos visitantes, uma oportunidade de expressarem sua arte. “É a maneira em que os estudantes de arte ou pessoas que desejarem possam se comunicar com os artistas, através de releituras de imagens gráficas”, enfatiza.

A Exposição Verdes Muitos é realizada pela FAT/Urcamp e Museu da Gravura Brasileira, com apoio da Associação dos Amigos do Museu de Bagé e Ecoarte. Segue abaixo a lista de artistas confirmados:

- Bruno Tamboreno
- Carlo Andrei