Pedagogia da Urcamp promove oficina sobre literatura infantil na prática docente

Proposta faz parte de uma programação contínua de oficinas organizadas pelo curso

Como parte de uma série de oficinas voltadas à qualificação da formação docente, o curso de Pedagogia da Urcamp realizou, na noite de terça-feira, 29, a atividade "Literatura Infantil na Prática Pedagógica: Leitura, Encanto e Formação". A oficina foi conduzida pela professora Giovanna Goulart, egressa do curso de Letras da Urcamp e, atualmente, docente da E.E.E.M. Dr. Carlos Antônio Kluwe. O foco consistiu em estimular uma reflexão do papel da literatura na prática pedagógica com crianças.

A proposta faz parte de uma programação contínua de oficinas organizadas pelo curso, sob a coordenação da professora doutora Clarisse Ismério. As atividades têm como objetivo oferecer vivências que aliem teoria e prática e contribuam para a formação de profissionais mais preparados, sensíveis e criativos no contexto da Educação Infantil.

Durante a oficina, a professora Giovanna destacou a importância de trabalhar a literatura de forma sensível e intencional. “Foi uma grande satisfação ministrar a oficina sobre literatura infantil no curso de Pedagogia da Urcamp. Acredito que trazer esse tema para a formação docente é essencial, pois a literatura na infância tem um papel fundamental no desenvolvimento da linguagem, da imaginação e da empatia. Mais do que contar histórias, é preciso formar educadores sensíveis à potência da narrativa como instrumento de aprendizagem e transformação. Momentos como esse fortalecem o compromisso com uma educação mais afetiva, criativa e humanizada”, destaca.

Participante da oficina, a acadêmica de Pedagogia, Kaylane Prestes, reforçou o quanto experiências como essa contribuem para sua formação. “Eu, como futura pedagoga, penso que a literatura é uma das metodologias fundamentais para trabalhar o lado lúdico das crianças, expressar os sentimentos e desenvolver a criatividade através das obras. A literatura é muito mais do que está escrito, é sentimento, é um pedaço da alma do autor, permite viajar sem sair do lugar. E se expressar através da literatura vai muito além de uma história. Trazer isso para a educação é um pilar importante para o desenvolvimento de qualquer aluno”, argumenta.