CPA da Urcamp oficializa entrega do Relatório de Autoavaliação de 2024
Pesquisa orienta planos de metas, investimentos e metodologias de trabalho
A Comissão Própria de Avaliação da Urcamp (CPA) apresentou, na tarde desta quarta-feira, o relatório de Autoavaliação Institucional de 2024 ao reitor, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança. O documento foi desenvolvido pela CPA em resposta à legislação que orienta o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES, como item anual obrigatório, e deve ser instrumento essencial para os planos de ação e estratégias de gestão a curto, médio e longo prazo.
O trabalho, postado junto ao Ministério da Educação no dia 28 de março, foi apresentado pelo presidente da CPA, Glauber Pereira, em um encontro que, além de reunir os integrantes da Comissão, também contou com a presença da presidente da Fundação Attila Taborda, Mônica Palomino, dos pró-reitores de Ensino, Rafael Bueno da Rosa Moreira, da pró-reitora adjunta, Marília Barbosa, do pró-reitor de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Guilherme Collares, e o gerente financeiro da Pró-reitoria de Administração, Luiz Alberto Menezes Rodrigues.
O reitor, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança promoveu os convites e abriu o evento no sentido de esclarecer que o objetivo da reunião é dar início a uma grande campanha de sensibilização das diferentes equipes, pró-reitorias e cursos da instituição. “O comportamento de colaboração entre os mais diversos setores facilita a divulgação dos resultados da pesquisa entre os públicos participantes. Ao mesmo tempo, permite à gestão utilizar o relatório como instrumento efetivo para a administração das diferentes dimensões institucionais”, afirma. Paralelamente, o presidente da CPA descreveu fragilidades e pontos fortes apontados pela pesquisa indicando metas de curto, médio e longo prazo. “Como resultado do evento, o reitor comprometeu-se em apresentar um plano de metas e ações baseado na discussão do relatório, com propostas efetivas a serem elencadas a partir de debates internos e contribuições de cada área de atuação da gestão”, perseverou Pereira.
O plano de ação deve ser resultado da análise do relatório e da viabilidade de execução. Outro ponto esclarecido na reunião foi a organização das atividades da CPA em períodos de trabalho que devem constar do calendário Institucional da Urcamp, o que deve ampliar a divulgação dos resultados e, também, gerar evidências do esforço do grupo para tornar públicas e úteis as descobertas constantes dos levantamentos. “Tudo isso, amplia nossa responsabilidade e nos dá condições de agir e decidir o futuro da instituição a partir de dados concretos que vêm da própria comunidade acadêmica”, concluiu Bragança.
Relatórios de 2024
O relatório institucional, bem como seus extratos, já estão à disposição do reitor e devem ser publicados no site da instituição com ampla divulgação a partir da segunda-feira, dia 5. www.urcamp.edu.br
Presenças das assessorias de gestão
Assessora jurídica, Marcia Rochinhas, a chefe de gabinete da Reitoria, Ângela Rosélia Rodrigues Figueirola Cunha, o coordenador de Recursos Humanos, Fernando Barreto De Llano Júnior, a coordenadora da Central de Atendimento, Paula Lemos da Silveira, o coordenador da Assessoria de Tecnologia da Informação - ATI, Marcos Antônio Soares Cassão Júnior, e a diretora executiva do Jornal Minuano, Viviane Pimenta Becker.
A CPA
Presidente - Glauber Pereira
Representante da Pró-reitoria de Ensino - Mônica Lourdes Palomino de Santos
Procuradora Institucional - Rita Luciana Saraiva Jorge
Representante do corpo técnico-administrativo - Alexsander Mendonça
Representantes Campus - Ivens Cristian da Silva Vargas – Alegrete
Luciane Bittencourt – São Gabriel
Representantes dos Professores - Cléia Maria Gisler Siqueira, Vilmar Pina Dias Junior.
Representante dos Discentes - Matheus Martins
Representantes da Sociedade Civil - Luiz Mariano Mazzini Niederauer – Ordem dos Advogados do Brasil – OAB subseção Bagé