NPJ do Curso de Direito da Urcamp  São Gabriel inaugura Brinquedoteca Varal Infantil Solidário e Caixa da Compaixão.

Um Compromisso com a Humanização da Justiça e Solidariedade. O campus da Urcamp em São Gabriel foi palco de uma inauguração que vai além de estruturas físicas. Nas dependências do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), a comunidade acadêmica se reuniu em um evento que marcou a abertura de três iniciativas transformadoras: a Brinquedoteca, o Varal Solidário e a Caixa da Compaixão.

O público presente, composto por membros da comunidade acadêmica, representantes dos poderes públicos e a imprensa local, testemunhou o comprometimento da Urcamp com a humanização da justiça e a promoção de ações que impactam positivamente a vida daqueles que mais necessitam.

A Brinquedoteca, concebida com carinho e atenção, não é apenas um espaço lúdico, mas simboliza a importância de proporcionar um ambiente acolhedor para crianças que frequentam o NPJ. A iniciativa visa tornar o ambiente jurídico mais amigável, reduzindo a tensão muitas vezes associada ao sistema judiciário.

O Varal Solidário, por sua vez, é uma expressão tangível do espírito solidário da comunidade acadêmica. Nele, são disponibilizadas roupas e itens essenciais para aqueles que necessitam de apoio, fomentando a solidariedade e a empatia como valores fundamentais na formação dos futuros profissionais do direito.

A Caixa da Compaixão completa o trio de iniciativas, oferecendo um ponto central para doações diversas, desde alimentos não perecíveis até produtos de higiene. Essa caixa simboliza a união da comunidade em prol de causas sociais, reforçando a responsabilidade social da instituição de ensino.

Durante a cerimônia, a fala da professora Ana Paula Torres coordenadora do curso de Direito emocionada marcou e sensibilizou aos presentes, ressaltando a importância dessas iniciativas na formação integral dos estudantes, destacando que a prática jurídica vai além das salas de aula e tribunais. A humanização da justiça é um compromisso assumido pela Urcamp, visando construir profissionais conscientes do papel transformador que podem desempenhar na sociedade.

A presença de representantes dos poderes públicos sublinha a relevância dessas práticas para a comunidade como um todo. A imprensa local também marcou presença, destacando a iniciativa como um exemplo inspirador de como as instituições de ensino podem ser agentes de mudança positiva.

A inauguração dessas três diretrizes é, portanto, mais do que um evento formal. É um marco que reflete a visão da Urcamp em formar profissionais não apenas competentes, mas comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa, solidária e humanizada.