Novembro azul, cuidados e prevenção ao Câncer de próstata foi tema de palestra para colaboradores da Urcamp

O Campus Bagé se concentrou no Salão de Atos para receber as informações e recomendações ao tema principal que marca as atividades do Novembro Azul. A prevenção ao câncer de próstata.
A primeira abordagem ficou por conta do médico urologista Carlos Bispo que destacou enfrentada pelos homens em procurar exames de prevenção. “O homem dura em média sete anos menos que a mulher, porque ele não se cuida, não estabelece regras de prevenção, em sua grande maioria”, destaca. O alerta sobre a necessidade da detecção no início da doença, tem a ver com os exames preventivos, como: exame de toque retal e o PSA (é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata).

Dentre os sintomas mais comuns que levam ao câncer de próstata, estão:

Dificuldade de urinar;
• Demora em começar e terminar de urinar;
• Sangue na urina;
• Diminuição do jato de urina;
• Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

A palestra também orientou sobre hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e a necessidade de exercícios físicos, para se obter uma vida prolongada e com menos risco de câncer de próstata.

No segundo momento a psicóloga Helena Arozi destacou como tratar pacientes acometidos pela doença pela parte mental e psicológica.
a atividade foi idealizada através de uma parceria da equipe de Educação Continuada do Hospital Universitário da Urcamp e do setor de Gestão de Pessoas aqui da Urcamp.