Obras audiovisuais da região foram lançadas no 7º Cinecamp

Alana Portella e Mariana Bond, acadêmicas de Jornalismo

 

Os dois últimos dias de atividades do Congrega 2021 iniciaram com a 7ª edição do Cinecamp, festival de curta-metragem produzido por alunos dos colégios da Urcamp. O objetivo da mostra competitiva é promover obras audiovisuais produzidas por estudantes e proporcionar uma maior reflexão sobre o gênero. 

 

O Festival foi apresentado pela professora Dioneia de Macedo, organizadora do CineCamp, e contou com 22 filmes na mostra competitiva, sete na mostra livre e apresentações artísticas. “Acredito que superamos as expectativas, principalmente , por ainda ser um ano que nos desafiou a realizar um evento de filmes , ainda com os problemas e protocolos referentes à pandemia. A criatividade, a inovação, a persistência e a determinação, foram a marca desta 7ª edição”, afirmou Dioneia.

 

Para a Diretora Acadêmica da Urcamp, Jane Vilaverde é uma satisfação que o CineCamp, que iniciou de forma pequena, no campus Santana do Livramento, ter se tornado um objeto de aprendizagem e hoje ser promovido em paralelo ao trabalho do Congrega Urcamp. Já a docente do Colégio da Urcamp de Dom Pedrito, Mare Zoe Oliva Machado, ressaltou que a produção de filmes nas escolas é uma importante ferramenta educacional. “O CineCamp pretende continuar realizando esta missão, atraindo e despertando talentos escolares, contribuindo de sua forma com a construção da sociedade crítica e criativa que desejamos. [...] Este compartilhamento de ideias, produções, histórias e imagens com certeza será mais um sucesso”, destacou.

 

O evento iniciou com um desfile temático e logo em seguida iniciou a exibição dos filmes produzidos pelos estudantes, com a participação do professor e coordenador de audiovisual e Marketing do Congrega Jeferson Vainer como comentarista. Ainda fizeram parte do evento outras manifestações artísticas. No encerramento da mostra, foram premiados dentre as seis categorias: 

  • Prêmio Especial do Juri – “Aquele tapa no visual”: Alice no país das maravilhas

  • Prêmio Especial do Juri – “Futuro promissor na arte cinematográfica”: Eles Mentem

  • Prêmio Especial do Juri – “Conjunto da Obra”: Helena Maia e Luiza Irulegui por Noites Tropicais

  • Prêmio Especial do Juri – “Quem conta um conto aumenta um ponto”: Hamlet

  • Prêmio Especial do Juri – “Temática original”: Uma manhã de ensino remoto

  • Prêmio Especial do Juri – “Texto autoral”: Alma

  • Melhor Ator: Luiz Henrique da Silva Moraes - Filme A descoberta do Passado

  • Melhor Atriz: Maria Laura Alvarez - Filme Eles Mentem

  • Melhor Roteiro: O futuro do planeta

  • Melhor Arte: Piel

  • Melhor Filme: Homenagem aos professores

 

Assim como o restante das programações do Congrega, o Cinecamp também foi transmitido virtualmente, e os filmes inscritos estão disponíveis para visualização no canal do Youtube @UrcampOficial.