Semana Acadêmica dos cursos de Farmácia e Biomedicina inicia com debate sobre atuação do farmacêutico clínico e repercussões da infecção do vírus Zika

Em Urcamp | Por Melissa Louçan

Teve início, na noite de terça-feira, a 19ª Semana Acadêmica da Farmácia e 1ª Semana Acadêmica da Biomedicina da Urcamp. Serão três dias de debates sobre novas metologias e pesquisas, em uma programação diversificada, que atende aos dois cursos, com palestrantes de destaque em suas áreas.

O coordenador dos cursos de Farmácia e Biomedicina, Guilherme Cassão, abriu a programação destacando que eventos como esse lançam luz sobre o processo científico junto à população. “A popularização da ciência e tecnologia, para nós, é um fundamento. Somos cientistas e o foco do nosso trabalho é sempre o ser humano”, destacou.

A primeira palestrante convidada foi Carlana da Rosa Cruz, que abordou o tema “Impactos da atuação do farmacêutico clínico/hospitalar”. A profissional possui Graduação em Farmácia Generalista pela Urcamp, especializou-se em Farmácia Clínica e Hospitalar pela Uninter e em Cosmetologia Clínica e Ciências da Pele pelo Instituto IPUPO, em Porto Alegre.

Em seguida, a biomética Ethiane Segabinazi falou sobre “Repercussões da infecção congênita pelo vírus Zika sobre o neurodesenvolvimento”. A palestrante possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013), mestrado (2016) e doutorado (2020) em Ciências Biológicas (Neurociências) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Divulgação Científica, com ênfase em Pesquisa em Neurociências.

A programação segue nesta quarta-feira, dia 29, das 19h às 20h30min, com a palestra “Tópicos especiais em medicina laboratorial” com o biólogo Patrick Menezes; em seguida, às 20h30min, o biomédico Juliano Leal, fala sobre “Síntese de Moléculas Bioativas”. Na quinta-feira, a programação inicia com a palestra “Irregularidades sanitárias: como evitá-las”, a partir das 19h, com o farmacêutico Luciano Adib Isa. Já a atividade que encerra o evento inicia às 20h30min, ministrada pelo farmacêutico Roberto Canquerini, que traz o tema “A Farmácia como hub de saúde”.