Urcamp lança Congrega 2023 “Globalizando Saberes”

Por Melissa Louçan/Jornal Minuano

No final da tarde desta terça-feira, 29, a Urcamp apresentou a nova edição do Congrega Urcamp 2023. Na nova edição, o Congrega promete uma abordagem inovadora e uma ampla gama de atividades enriquecedoras. O evento está marcado para ocorrer nos dias 16 a 20 de outubro deste ano, com o tema Globalizando Saberes. As inscrições, bem como regulamentos e mais detalhes, pelo link https://urcamp.edu.br/pesquisa-e-extensao/congrega-2023.

O Congrega Urcamp 2023 reafirma seu compromisso de promover a interação e a colaboração entre os diversos membros da comunidade acadêmica. A escolha deste tema reflete a crescente necessidade de ampliar horizontes e trocar conhecimentos em um mundo cada vez mais conectado e interdependente.

O vice-reitor da instituição, Dr. Guilherme Cassão Marques Bragança, destacou a principal inovação deste ano: a realização concomitante do evento em todos os campi da instituição: Bagé, Alegrete, Sant’Ana do Livramento, São Gabriel e Dom Pedrito. “O evento acontece de uma maneira mais enxuta, mais intimista, em todos os campi, mas isto vai possibilitar que mais pessoas participem”, destaca.
As atividades incluem a 18ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa, a 16ª Mostra de Projetos Comunitários, de Extensão e Integradores, a 18ª Mostra de Iniciação Científica e a 16ª Mostra de Iniciação Científica Júnior.

Mas as novidades não param por aí. O evento trará algumas adições à sua programação, incluindo outros eventos já tradicionais da instituição, como Biourcamp; Cinecamp e Feira das Profissões.
Inclusive, sobre esta última, Bragança destacou que a Urcamp já fechou parceria com as Secretarias de Educação de 12 municípios, que demonstraram interesse em visitar a Feira, em todos os campi, a fim de estreitar laços do Ensino Superior com os estudantes de Ensino Fundamental e Médio, oportunizando conhecimento de novas possibilidades de carreira profissional. “Pessoas concluindo seus cursos podem chegar na Urcamp e conhecer os cursos que despertam maior interesse, que, de repente, nem sabiam que tinha na instituição”, disse.

Além disso, as tradicionais oficinas do Congrega Urcamp também fazem parte da programação, onde os participantes poderão aprofundar seus conhecimentos em tópicos específicos e adquirir habilidades práticas.

Outra novidade deste ano é que professores inscritos como avaliadores não irão pagar, assim como estudantes de Ensino Fundamental e Médio. Estudantes de Ensino Técnico ou Superior pagam R$ 50 até 30 de setembro ou R$ 60 até 20 de outubro. Já estudantes de Pós-Graduação e profissionais pagam R$ 80 até 30 de setembro ou R$ 100 até 20 de outubro..

Para quem deseja participar da 18ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa (artigo completo), 16ª Mostra de Iniciação Científica Jr (resumo simples), além de 18ª Mostra de Iniciação Científica e 16ª Mostra de Projetos Comunitários, Integradores e de Extensão (resumo expandido), o prazo final para submissão será no dia 20 de setembro.