Urcamp lança Curso de Formação de Professores e amplia possibilidades e graduação em licenciaturas

O novo curso é composto por oito módulos, ou seja, quatro anos, porém, com a nova grade curricular, é possível, no período de apenas dois anos, concluir a Formação Pedagógica Geral, que funciona como um tronco comum para ser direcionado nas licenciaturas de Artes, Ciências Biológicas, História e Pedagogia.

A novidade vem para facilitar e ampliar o acesso a outras graduações, expandir o conhecimento e diversificar possibilidades de atuação dos profissionais já formados, no mercado de trabalho. Quem já tem formação em uma Licenciatura, todavia, poderá, através deste novo currículo, concluir outra graduação em apenas dois anos, uma grande oportunidade para os profissionais que já estão em atuação no mercado.

A reitora da Urcamp, professora Lia Quintana que também preside o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung, diz que o novo modelo de currículo “Nós vamos formar um professor moderno, com competências e apto para trabalhar nas mais diversas áreas, estando desta forma, completamente alinhado com as mudanças das diretrizes curriculares do ensino”, explica a gestora. Lia Quintana anuncia em primeira mão uma parceria estabelecida entre Comung e Governos Estadual. “Esta cooperação vai resultar na aquisição de 1000 vagas para a formação de professores, assim teremos um professor atualizado, informado e o importante desta ligação - Comung, Instituições comunitárias, nas quais a Urcamp faz parte, e este novo currículo, é que os alunos que estudarem vão receber uma bolsa permanência, através de um auxílio de 800 reais para que eles possam estudar”, revela.

A nova grade curricular começa a ser aplicada já no primeiro semestre de 2023.