Alunos da Urcamp vão estagiar na Escola de Educação Física do Exército

A parceria da Urcamp e a Escola de Educação Física do Exército é antiga e, nos últimos anos, tem sido ainda mais intensa. Sempre no mês de dezembro, um grupo de alunos previamente selecionados, parte de "mala e cuia" para auxiliar os militares nas atividades de recreação e esportes em diferentes modalidades, como atletismo, futebol, rapel, caiaque, vôlei, natação, orientação, trilha, basquete, judô, esgrima, além da dança. No total, são 350 crianças para atender, numa programação extensa que preenche o dia todo. E oito acadêmicos passarão quase 20 dias, no Rio de Janeiro, onde irão monitorar crianças de cinco a 12 anos, numa grande colônia de férias.

A acadêmica de Educação Física do 4º semestre, Walkiria Regert, não esconde a ansiedade e o entusiasmo em participar. Ela sabe do aprendizado que o estágio pode trazer para a futura carreira. "É uma experiência muito diferente para nós e vale muito para o currículo", justifica. E os acadêmicos que voltam desse estágio têm muito mais chance de contratação e empregabilidade, garante o coordenador do curso, Antônio Sobrinho. "Este estágio tem uma importância enorme, pois possibilita aplicar, na prática, o que vem sendo trabalhado e discutido nas dependências da Urcamp. Nada melhor do que esta experiência riquíssima, numa cidade como o Rio de Janeiro, para que os alunos possam vivenciar, junto com colegas de todo o Brasil, as idiossincrasias da profissão de professor", detalha.

O acadêmico Lázaro Leite, também do 4º semestre, vai pelo segundo ano consecutivo e conta que a escala de trabalho agrega muito, por causa do dinamismo e da diversidade esportiva. "Gostei, foi muito marcante tanto no lado profissional como pessoal, pelo contato que a gente tem com militares e profissionais da Educação Física de outras regiões. A Escola de Educação Física do Exército é referência na América e um estágio lá faz diferença mais para frente", pontua.

A Escola do Exército garante alimentação e a estadia. O aluno custeia a viagem e, por isso, os alunos programaram rifas de um kit chimarrão e um kit churrasco para ajudar nos gastos. Os interessados em colaborar e adquirir números podem procurar a coordenação do curso de Educação Física, pelo telefone da Urcamp em Bagé, no (53) 32428244, ramal 227.