Jornada Acadêmica de Extensão da Psicologia vai abordar detecção e intervenção precoce do autismo
O curso de Psicologia da Urcamp em parceira com o Instituto Plural de Bagé e o Instituto Horizontes, de Porto Alegre, promovem, no dia 2 de novembro, a primeira Jornada Acadêmica de Extensão com o tema "Transtorno do Espectro Autista - A (R)evolução da detecção à intervenção precoce frente aos riscos dos Transtornos do Desenvolvimento – teoria e prática". O evento será realizado no Salão de Atos do Campus Central da Urcamp, das 8h30 às 18h, e contará com palestras, mesas de discussão e estudos de caso que reúnem especialistas de diferentes áreas da saúde e educação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link eventos.urcamp.edu.br.
Para a coordenadora do curso de Psicologia da Urcamp e presidente do Instituto Plural, Sílvia Vargas, a jornada visa capacitar profissionais e acadêmicos sobre o TEA, ampliando o conhecimento sobre a detecção e intervenção precoce para minimizar os impactos dos transtornos do desenvolvimento. Com a crescente demanda por atendimento especializado e qualificado, o curso de Psicologia da Urcamp e seus parceiros buscam oferecer ferramentas teóricas e práticas para o aprimoramento profissional, auxiliando na formação de uma rede de apoio especializada e fortalecendo as competências de profissionais e estudantes.
A participação de entidades locais, como o Caminho da Luz, Centro do Autismo e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), assim como da Rede de Atendimento do Município, reforça o compromisso do curso e dos parceiros com a saúde e o bem-estar da comunidade.
Entre os palestrantes convidados, estão a psicóloga e psicanalista Renata Viola Vives, integrante da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre e estudiosa em reprodução assistida; a psicóloga e coordenadora do Centro de Atendimento Psicanalítico da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre, Lisandra Guillen; e a pedagoga Ana Paula Lauermann, especialista em neuropsicopedagogia, com certificação internacional em diagnóstico do autismo (ADOS). Elas abordarão temas como os avanços nas metodologias de detecção precoce, intervenções práticas em casos de TEA e os desafios para a criação de uma rede interdisciplinar de apoio. A este grupo de colaboradores brasileiros, soma-se a psicóloga e psicanalista, Ângeles Aparain, integrante da mais antiga associação do gênero da América do Sul: APA - Associação Psicanalítica Argentina.
ATIVIDADES
A programação inclui uma série de ações que começam com a recepção e credenciamento dos participantes e seguem com apresentações de estudos e experiências na área, conduzidas por especialistas do Brasil e da Argentina. A troca de experiências entre profissionais e acadêmicos das áreas de saúde e educação será um dos pontos altos do evento, incentivando a cooperação entre diferentes setores que atuam diretamente com o TEA. O evento será encerrado com uma confraternização e uma sessão de autógrafos da psicóloga e psicanalista, Renata Viola Vives, no saguão de entrada da Urcamp, onde os participantes terão a oportunidade de interagir diretamente com os palestrantes.
PROGRAMAÇÃO
8h30 - Recepção e credenciamento
9h – Abertura de boas- vindas com a presença do reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança
9h30min – Palestra: Detecção precoce frente aos riscos dos Transtornos do Desenvolvimento, com Renata Vives e Lisaandra Guillen
11h30min – Apresentação do Núcleo de Autismo (NAU)
13h30min – Palestra: Autismo na América Latina, com Angelis Aparain
14h30min – Palestra: Intervenções frente à detecção precoce do TEA e Transtornos do Desenvolvimento – Estudo de caso, com Renata Vives e Lisandra Guillen
16h – Autismo em uma abordagem interdisciplinar: discussão com entidades locais, com Ana Paula Lauermann, Renata Vives e Lisandra Guillen
17h30min – Sessão de autógrafos, com Renata Vives e colegas
INSCRIÇÕES:
eventos.urcamp.edu.br