Pesquisa realizada pelo curso de Farmácia em Bagé recebe menção honrosa em simpósio nacional

O trabalho intitulado “Doseamento de flavonoides totais em Bauhinia forficata Link preparada em diferentes concentrações” foi apresentado no XIII Simpósio Brasileiro de Farmacognosia e recebeu Menção Honrosa no evento que neste ano ocorreu na modalidade online entre os dias 12 a 15 de outubro de 2021.

O trabalho apresentado é um resumo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna de Farmácia Franciele Alves Valério da Rosa, orientada pela professora Patrícia Albano Mariño, a qual apresentou o resumo no Simpósio. Bauhinia forficata Link é o nome científico da planta conhecida popularmente como pata de vaca, muito utilizada por pacientes diabéticos como auxiliar na redução dos níveis de açúcar.

O objetivo do TCC de Franciele foi pesquisar a quantidade de uma substância presente nas folhas da planta e que é responsável pela redução da glicose, simulando o preparo caseiro do chá. Demais plantas já foram pesquisadas no Curso de Farmácia, através de um projeto de pesquisa sobre plantas medicinais existente desde 2016, primeiramente idealizado pela professora Patrícia, em continuidade à sua linha de pesquisa de mestrado, contando com o trabalho em conjunto dos professores Graciela Maldaner (atual coordenadora do projeto), Ana Paula Simões Menezes e Rafael Oliveira dos Reis.

Demais plantas nativas e exóticas do nosso Bioma Pampa já foram estudadas pelos professores e alunos no decorrer destes anos, como a macela, carqueja, espinheira santa, tanchagem, pitangueira e alecrim do campo, sempre buscando simular o uso popular para avaliar as substâncias existentes e ações farmacológicas destas plantas. Dezoito alunos já fizeram parte do projeto de pesquisa, que gerou inúmeros TCCs, diversos resumos para apresentações em congressos e seminários, além de artigos científicos e capítulo de livro.

"Esta conquista comprova o alto nível dos docentes que temos em nosso Curso e do quanto eles se preocupam com a ética e seriedade na pesquisa, formando profissionais habilitados para um mundo em constante renovação" Acrescenta o coordenador do curso de farmácia, Guilherme Cassão.