Urcamp leva 16 avaliadores à 3ª Mostra de Iniciação Científica do Colégio Franciscano Espírito Santo

Aluna Giovana Almeida apresenta seu artigo aos avaliadores da Urcamp

Estande ofereceu informações sobre mais de 20 cursos presenciais e digitais

O início da manhã deste sábado, 28, marcou a participação massiva de professores avaliadores da Urcamp oferecendo seu conhecimento e experiência para contribuir com a 3ª Mostra de Iniciação Científica do Colégio Franciscano Espírito Santo e 2º Conecta Profissão. Este ano, a escola reuniu 56 trabalhos que foram apresentados aos 45 avaliadores de diversas instituições de ensino. A Urcamp foi representada por 16 professores, alguns, inclusive, pró-reitores e coordenadores de cursos de graduação.

“Eu gosto de dizer aos alunos que conhecimento é construído em comunidade. Quando você faz um trabalho científico, você conversa com as pessoas. E estas pessoas, algum dia, já alcançaram um grau de conhecimento. E nós nos juntamos a essa comunidade científica”, avalia a diretora do CFES, Irmã Maria Ana Klein, que destacou a presença das instituições de ensino e da Urcamp, que levou o reitor para participar do evento.  Já o professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança,  justifica sua presença e a atuação constante da Urcamp no ambiente escolar como uma função nobre para uma instituição comunitária. “Para nós é uma felicidade ter a oportunidade de interação em um processo que estimula o pensamento e a ação voltados à iniciação científica, ao preparo dos alunos para as futuras carreiras. E muito nos realiza esta possibilidade de ação conjunta entre instituições tão tradicionais na história da educação de Bagé poderem agir em benefício da cidade há tanto tempo, pois são de Bagé”, garante Bragança.

As atividades foram desenvolvidas em duas ações paralelas. Enquanto os avaliadores assistiam as defesas dos trabalhos de pesquisa dos alunos do Espírito Santo na 3ª MIC, divididos em bancas nas salas de aula, os estandes montados no pátio do colégio permitiam que os cursos fossem exibidos aos interessados em escolher suas futuras profissões, no 2º Conecta Profissões. Assim foi o caso da Urcamp, que montou seu aparato de divulgação para receber os alunos e oferecer informações sobre seus mais de 20 cursos presenciais e na modalidade EaD. Para a estudante do 3º ano do Ensino Médio, Giovana Marques de Almeida, 17 anos, que participou da mostra para defender seu artigo científico, o evento é importante para abrir uma janela entre a escola e a realidade que aguarda os alunos no futuro. “Acho que a escola está muito certa em integrar essa preocupação aos conteúdos dos componentes curriculares. Eu pretendo fazer relações internacionais e veterinária e acredito que tivemos uma oportunidade para orientar as futuras carreiras”, conclui. O tema apontado pela estudante combina com os princípios defendidos pela diretora. “Acredito que a iniciação científica deva ser estimulada na Educação Básica, porque ela abre uma porta para que, lá na universidade, o aluno possa continuar com a pesquisa”, defende a irmã Ana Klein.