Urcamp e Guarany firmam convênio para bolsas e estágios

Parceria leva marca da Urcamp para a camiseta do Guarany
Assinatura prevê convênios de estágios e bolsas

A Urcamp e o Guarany Futebol Clube firmaram, na tarde desta sexta-feira, 26, no Salão de Atos, um convênio inovador que promete trazer benefícios significativos tanto para o setor educacional quanto esportivo da cidade de Bagé. O acordo, que se estenderá até 2026, envolve descontos em mensalidades para atletas e funcionários do clube, além de estágios acadêmicos em diversas áreas dentro do Guarany.

O pró-reitor de Ensino da Urcamp, professor doutor Rafael Bueno da Rosa Moreira, destacou os principais pontos do convênio, que visa oferecer oportunidades de crescimento acadêmico para os integrantes do clube. “Firmamos um convênio que trata de distintos assuntos. O objetivo principal é incentivar matrículas com descontos significativos para os atletas e funcionários do Guarany, tanto nos cursos presenciais quanto nos cursos de Educação a Distância (EAD). Isso representa uma grande contrapartida do patrocínio que será veiculado”, afirmou.

Além dos descontos, o convênio prevê a realização de estágios acadêmicos dentro do Guarany, abrangendo diversas áreas do conhecimento. “A realização de estágios está prevista para distintos cursos. As áreas contempladas incluem fisioterapia, nutrição, enfermagem, educação física, administração, tecnologia da informação, jornalismo, direito, ciências contábeis, biomedicina, farmácia, agronomia, psicologia, engenharia, arquitetura e urbanismo, além dos cursos digitais que também estão à disposição para estágios”, explica o pró-reitor.

Urcamp na camiseta

Outro ponto importante do acordo é a visibilidade que a Urcamp ganhará no cenário esportivo. A marca da universidade será estampada na parte frontal da camiseta do Guarany, tanto nas competições estaduais quanto nas nacionais. “A publicidade esportiva na camiseta do Guarany é uma grande contrapartida para nós. A gente sabe da visibilidade que o clube terá no Campeonato Gaúcho, na Série D do Campeonato Brasileiro e, possivelmente, na Copa do Brasil”, destaca Moreira.

Visibilidade e reconhecimento

O presidente do Guarany, Tato Moreira, também celebrou a parceria, agradecendo à Urcamp pela sensibilidade em reconhecer a importância da colaboração para o desenvolvimento do clube e do futebol gaúcho. “Quero agradecer infinitamente a Urcamp, ao professor Rafael Moreira e ao reitor Guilherme Cassão Marques Bragança, por entenderem o quanto o Guarany precisa dessa orientação, dessa experiência, e, principalmente, do apoio para se tornar uma referência no futebol gaúcho”, afirmou Tato. Ele ainda destacou a inspiração que o clube tem buscado em projetos de sucesso, mencionando o exemplo do Ypiranga de Erechim, cujo presidente foi reitor da URI, outra universidade comunitária do estado.

Tato enfatizou que, para ele, esse é um dos momentos mais felizes de sua gestão no clube: “Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida no Guarany. Essa união entre educação e futebol é fundamental. O professor Medina, que é uma grande referência para todos nós, sempre lutou para trazer conhecimento, ciência e credibilidade para o futebol. Essa parceria vai transformar nosso dia a dia e moldar nosso futuro.”

Um legado para o esporte e a educação

O reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, destacou o papel transformador que a universidade desempenha na comunidade e na vida dos jovens. Segundo ele, a responsabilidade da Urcamp e do Guarany vão muito além da formação acadêmica e de jogadores. “Quando um pai e uma mãe entregam seus filhos para vocês trabalharem, a responsabilidade é imensa. Não é apenas formar jogadores, mas cidadãos de verdade”, afirmou o reitor, ressaltando o impacto social da instituição. Bragança lembrou que a Urcamp é a maior instituição comunitária do Rio Grande do Sul em abrangência territorial e que, ao longo dos seus 60 anos de história, contribuiu diretamente para o desenvolvimento de Bagé. “A nossa universidade é fundamental para o crescimento da cidade e da região. E com essa parceria, vamos nos fortalecer ainda mais. O Guarany precisa da nossa expertise, que é a educação, e nós precisamos da visibilidade que o Guarany nos dará”, complementou.

Estruturação e crescimento

Cleo Coelho, vice-presidente de futebol do Guarany, emocionou-se ao falar sobre a importância da Urcamp em sua vida e na trajetória do clube. “Eu fui criado aqui dentro, me formei aqui dentro. Sempre sonhei com o momento em que a universidade estivesse diretamente envolvida no clube. E agora esse sonho se tornou realidade. Foram 15 anos de trabalho até chegarmos onde estamos hoje. E com essa parceria, o Guarany só tem a crescer”, aponta.

Coelho ressalta que a parceria não é apenas para formar atletas, mas também torcedores e cidadãos engajados com a universidade e o clube. “Quando criamos uma base, não estamos apenas formando atletas, mas também torcedores para o Guarany e para a Urcamp. Esse legado vai fortalecer as futuras gerações, tanto no esporte quanto na educação”, afirma. O vice-presidente enfatizou o papel da universidade no fortalecimento da comunidade local. “Bagé já foi muito maior porque nossa universidade era muito grande. E agora, com essa parceria, estamos no caminho certo para voltar a ser o que fomos. Temos que valorizar a Urcamp, pois ela sempre foi uma grande base para nossa cidade e para o Guarany””, destaca Cleo.

O futuro da parceria

O convênio firmado entre a Urcamp e o Guarany tem duração prevista até 2026, com possibilidade de prorrogação. Segundo Rafael Moreira, o prazo inicial é até essa data, pois coincide com o período em que a atual gestão estará no comando. “Esperamos continuar na gestão e, estando aqui, certamente vamos prolongar essa parceria”, explicou o pró-reitor de Ensino.