Encerramento do 10º Cinecamp celebra a arte, criatividade e união entre escolas

A Ira de Um Homem Bom - melhor filme

O 10º Cinecamp chegou ao fim em grande estilo, nesta sexta-feira, 27, em Livramento, com uma programação intensa que fez jus à grandiosidade da proposta. O segundo dia de Cinecamp contou com uma série de apresentações que encantaram o público, começando com a vibrante performance do grupo teatral e circense Os Marcucos, que trouxe muita alegria e energia ao palco. Além disso, um desfile de personagens icônicos do cinema envolveu os presentes numa atmosfera de magia e nostalgia.

O Grupo Vocal do Instituto Cultural Santanense emocionou a plateia com apresentações musicais de tirar o fôlego, enquanto a Oficina de Arte Circense promoveu uma experiência interativa, levando os jovens a explorar as artes circenses com muita criatividade e expressão corporal.

A grande expectativa ficou por conta da premiação dos curtas da Mostra Competitiva, que contou com a participação de 8 colégios da região sul do Rio Grande do Sul. O filme "A Ira de Um Homem Bom", dirigido por Arthur Becker, aluno do Colégio Urcamp Ierecê Lins, conquistou o prêmio principal. Arthur, emocionado, compartilhou o impacto que o cinema teve em sua vida: “Eu quero falar com as pessoas. E com meu filme eu vi que consegui falar com as pessoas”.

Mariana Gonçalves, também aluna do Colégio Urcamp Ierecê Lins, destacou a importância do evento para o crescimento pessoal e o vínculo entre escolas: “O Cinecamp envolve o entrosamento entre as escolas, a liberdade de expressão e a autonomia dos estudantes”. Sua fala resume a essência do evento, que vai muito além da competição, promovendo a troca de experiências entre os alunos. Já a aluna do Colégio Santa Teresa de Jesus, Ana Júlia Garcia, elogiou a criatividade dos filmes apresentados: “Eu achei que os filmes foram muito criativos nas suas áreas”.

Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem dos alunos do Ierecê à professora Dionéia Macedo, uma das grandes responsáveis pelo sucesso do Cinecamp: “Ela traz alegria na sala só com a sua presença, incentivando nossa criatividade e provando que nós podemos superar nossas limitações”, disseram os estudantes, em texto recitado especialmente para a orientadora do projeto.

A diretora do Colégio Ierecê Lins, Dionéia Macedo,  reforçou a importância de espaços como esse para a vida escolar: “A educação é o momento em que a gente tem que levar as melhores lembranças e é por isso que a gente tem que ser feliz na escola”.

O encerramento dessa edição histórica deixou claro que o Cinecamp não é apenas uma competição de curtas-metragens, mas um movimento que inspira, transforma e valoriza a arte e a educação, preparando os alunos para serem protagonistas de suas próprias histórias. Que venham mais dez anos de arte, cinema e educação.

MELHOR FILME

A Ira de um homem bom

MELHOR DIREÇÃO

Arthur Becker