Acadêmicos do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Urcamp têm dia de visitas com a Receita Federal de Bagé

Nascimento recebe NAF com uma palestra introdutória

A sede da Inspetoria da Receita Federal em Bagé abriu suas portas, ao longo desta quinta-feira, dia 26, para os acadêmicos de Ciências Contábeis da Urcamp e profissionais egressos do curso em uma visita técnica. O roteiro completo pelo prédio e uma descrição fiel das diversas funções e atribuições da Inspetoria da Receita Federal foram apresentadas pelo auditor fiscal Glaucio Nascimento de Abreu.   

O encontro foi capitaneado pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis da Urcamp, professor João Cleber Lopes, organizado em parceria com a representante de Educação Fiscal da Delegacia da Receita Federal de Pelotas, Mara Colomby. A ideia do evento foi reunir alunos que integram o Núcleo Apoio Contábil e Fiscal - o NAF da Urcamp - serviço de extensão mantido em parceria com a Receita Federal. O objetivo da visita guiada foi o de apresentar a estrutura de trabalho da inspetoria ao mesmo tempo que permitiu observar os fluxos de ação entre fiscalização, apreensão e depósitos de material oriundo das diligências. 

O coordenador do curso informa que a atividade foi construtiva e uma referência. “Foi a partir da Receita Federal que surgiu a criação do NAF, um grupo de extensão que aplica seu esforço em resolver demandas de pequenos empreendedores ou produtores na solução de sua documentação ou declarações tributárias ou fiscais”, destaca Lopes. Já  Mara Colomby acredita em oportunidades para os contadores. “O contador é o elo entre o contribuinte e a receita federal”, argumenta. Por sua vez, Nascimento fez questão de valorizar a participação dos acadêmicos presentes à visita. “Eu fico muito reconhecido por vocês estarem participando do NAF, porque como jovens vocês são o futuro da profissão. E espero que vocês tenham aproveitado esta manhã tanto quanto eu”, concluiu.

O acadêmico Isaac Behenck Hahn  disse que o que chamou mais atenção foi o departamento de fiscalização.”Porque eu pretendo prestar concurso mais adiante. Então foi como adiantar um pouco as experiências que futuramente eu devo passar. 

À tarde, a representante da Delegacia de Educação Fiscal, Mara Colomby, esteve na sala do NAF Urcamp, que funciona junto ao Núcleo de Práticas Jurídicas da Urcamp. Lá foi iniciada a organização de uma nova visita,agora às instalações da Aduana de Aceguá, município brasileiro que faz fronteira com o Uruguai, o que deve acontecer em dezembro. 

 

ATIVIDADE DO NAF/URCAMP

 

O atendimento acontece gratuitamente junto ao Núcleo de Práticas Jurídicas da Urcamp, segundas e quartas-feiras à tarde das 14h às 15h. As demandas são orientações para problemas no CPF, por omissão do contribuinte à entrega de declarações de períodos anteriores, orientações diversas sobre Imposto de Renda, de Microempreendedores Individuais - MEI's e de entidades sem fins lucrativos.

Mais fotos