Inicia período de inscrições para o FIES

Urcamp disponibiliza cerca de 190 vagas para os cursos da modalidade presencial

 

Ingressar no ensino superior com financiamento é uma realidade cada vez mais próxima de quem sonha com uma graduação para o futuro. Para este segundo semestre de 2021, a Urcamp dispõe de cerca de 190 vagas de FIES - Fundo de Financiamento Estudantil - para seus cursos da modalidade presencial, nos campi de Bagé, Alegrete, Santana do Livramento e São Gabriel. As inscrições começaram nesta terça-feira, 27, e encerram na sexta-feira, 30 de julho, no site do Ministério da Educação.

O calendário do FIES, definido pelo MEC, está organizado da seguinte forma: Inscrições (de 27 a 30 de julho), resultado do FIES (03 de agosto), complementação das informações da inscrição (de 04 a 06 de agosto), lista de espera FIES (de 04 a 31 de agosto). Em caso de lista de espera, os candidatos pré-selecionados deverão complementar sua inscrição no prazo de três dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação de sua pré-seleção do FiesSeleção.

Pode se inscrever no FIES, no site portalfies.mec.gov.br, o candidato que tiver realizado do Exame Nacional do Ensino Médio a partir da edição de 2010 e que tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a zero na redação.

A Urcamp está presente com graduação presencial em quatro de seus cinco campi, oferecendo mais de 20 opções de cursos entre Bagé, Alegrete, Santana do Livramento e São Gabriel. Para conferir a listagem completa, valores, documentação para o FIES e outras informações, o interessado pode acessar o site urcamp.edu.br e, também, entrar em contato com a Central de Atendimento, através do WhatsApp 53 32428244, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, sem intervalo.



O Novo FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. O novo FIES traz melhorias na gestão do fundo, dando sustentabilidade financeira ao programa a fim de garantir a sustentabilidade do programa e viabilizar um acesso mais amplo ao ensino superior.