Urcamp e o exercício da solidariedade

Centrais de doações e vestibular solidário

O Centro Universitário da Região da Campanha desenvolve, desde as enchentes de maio, uma campanha intensa de solidariedade pela causa dos desabrigados do Rio Grande do Sul. Identificada como uma Instituição Comunitária de Ensino Superior, bem como, filantrópica em sua essência, a Urcamp integrou-se ao objetivo de auxiliar as famílias necessitadas do Estado somando iniciativas em todos os seus campi, em Alegrete, Dom Pedrito, Santana do Livramento e São Gabriel.

A primeira grande iniciativa foi determinar que todos os campi criassem postos de arrecadação de donativos. Contudo, ampliou este olhar também para o lançamento da campanha de vestibular de inverno que, neste período passou a denominar-se Vestibular Solidário, porque isentou todas as taxas de inscrições e, ainda, prevê a oferta de um curso da sua plataforma QUO gratuito para quem efetivar a matrícula e deixar uma doação para ser encaminhada à Defesa Civil do Estado.

Desde então, os eventos necessários às atividades previstas nos calendários acadêmico e escolar de suas unidades passaram, também, a ser desenvolvidos visando arrecadar doações. As ações começaram no Colégio Raymundo Carvalho, de Alegrete, onde foi realizado evento com músico local, ampliaram-se para Dom Pedrito, com arrecadação e entrega de donativos, e se estenderam pelas campanhas escolares de São Gabriel, inclusive com envio de correspondências de apoio às famílias atingidas.

No último sábado, foi o grande festival junino do Colégio da Urcamp Ierecê Lins, do campus de Santana do Livramento, quando uma grande estrutura foi montada na área verde. A atividade, que previa a doação de uma caixa de leite a ser destinada às vítimas das enchentes, teve apoio da ACM Livramento, Grupo de Escoteiros Duque de Caxias, Escola Aprova e Cia de Dança Karen Belmonte.

Ao avaliar o evento, o gestor do campus local, Maurício Braz, disse que a festa serviu como culminância das atividades semestrais. “Mas também propusemos uma atividade de socialização focada na esperança de dias melhores para os desabrigados. Assim também reforçamos o propósito do nosso vestibular solidário”, afirma. Já o reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, informa que as iniciativas de socialização escolar devem ter sua continuidade. “Mas precisamos lembrar que a cada passo que damos em nosso cotidiano, podemos oferecer um pouco do que temos para aqueles que tiveram parte de sua esperança abalada. É hora de auxiliar a retomada e a reconstrução destas vidas”, conclui.