Urcamp inaugura banheiros sem gênero

A Urcamp se importa com todos! É com esta frase que a Urcamp justifica a adaptação de quatro banheiros sem gênero dentro da Instituição, em Bagé. O texto que identifica os sanitários, fala sobre a necessidade de se respeitar as individualidades e diferenças, buscando construção de uma educação mais inclusiva e eficiente.
O ato de inauguração foi na tarde desta quarta-feira, 28, no saguão do prédio central, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ e contou com a presença do reitor e presidente da Fundação Áttila Taborda, professor Dr. Antônio Evanhoé Sobrinho, do vice-reitor Dr. Guilherme Cassão Marques Bragança, Pró-reitora de Ensino, professora Marília Barbosa e pró-reitor Administrativo, professor Ronald Rolim.
O reitor Antônio reforçou a necessidade de estar alinhado com as realidades e não fechar os olhos para as diferenças. “Nós entendemos que precisávamos ter dentro da nossa Instituição um ambiente confortável, que atenda a todos que se reconhecem de forma diferente, sem preconceitos, sem constrangimentos, isso também é papel de uma Instituição de ensino como a nossa, reforçar que estendemos os braços a todos, sem rótulos”, explica o gestor.
A Urcamp ainda justifica que cada indivíduo é quem vai se reconhecer, ou seja, os banheiros sem gênero estão abertos para alunos, professores, colaboradores e visitantes, que se sintam confortáveis em utilizá-los. “Isso é uma angústia da maior parte da comunidade LGBTQIAPN+, utilizar os banheiros fora das suas casas, segundo pesquisa, então a Urcamp, pensando na inclusão, preparou essa ação afirmativa e inaugura nesse dia de hoje, tão importante”, explica a pró-reitora de Ensino, professora Marília Barbosa.
Os banheiros sem gênero podem ser encontrados no prédio central, próximo ao Salão de Atos e no segundo andar junto as salas de aula. No corujão são outros dois, um no corredor à direita do acesso principal me outro no térreo do Bloco B.