Intec realiza curso de análise de sementes para colaboradores da Embrapa

Em Campo e Negócios | Por Alana Portella Gonçalves

Ao longo da última semana, foi realizado, em parceria com o Instituto Biotecnológico de Reprodução Vegetal (Intec) e Embrapa Pecuária Sul, um curso de análise de sementes para os colaboradores. Na oportunidade, foi possível entender os processos de um laboratório credenciado.

De acordo com a responsável técnica do laboratório de análise de sementes, Ana Carolina Silveira, a parceria com a Embrapa local vem de longa data. "Nós participamos de projetos com eles há mais de 10 anos, visando a melhoria da cadeia de sementes forrageiras. Nós também formamos o grupo GT sementes forrageiras", explica.

"Desde esta época, analisamos sementes de trevos, cornichão, capim sudão dentre outras espécies para eles", relembra. Ana Carolina e o professor da Urcamp, Fernando Menezes, participam da Comissão de Sementes e Mudas (CSM - Forrageiras), junto com pesquisadores da Embrapa CPPSul, Embrapa Trigo, Ufrgs e outras instituições, buscando melhorias nesta cadeia sementes forrageiras". Ambos participam ativamente da revisão dos padrões de produção e comercialização de sementes forrageiras temperadas - Instrução Normativa n° 44/ 2016.

Para Camila Luzardo, uma das participantes da capacitação, a oportunidade proporcionou vivenciar as rotinas de análises de sementes em um laboratório credenciado. "Desde a homogeneização das amostras, verificações de pureza, a testes fisiológicos em sementes, de maneira prática e dinâmica. Ampliou nossos embasamentos teóricos em sementes forrageiras, exemplificando as peculiaridades de cada espécie de forma prática, além de nos repassar diversas dicas valiosas que certamente serão incorporadas nos laboratórios da Embrapa Pecuária Sul. Nossa equipe é muito grata por toda dedicação e atenção que a prof. Ana, assim como a Evelise, tiveram conosco e com a elaboração do curso. Desejamos seguir com a parceria entre Intec e Embrapa, que certamente será enriquecedora", destaca.