Urcamp abre tratativas para internacionalização com empresa francesa de cursos

Em busca de expansão de horizontes, a Urcamp dá mais um passo, que é o da internacionalização. Na última terça-feira, o vice-reitor e Pró-Reitor de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROIPPEX), Prof. Dr. Guilherme Cassão Marques Bragança, e a Coordenadora do curso de Nutrição, Prof. Ma. Gabriela Schirmann, recebeu uma comitiva da instituição francesa Verakis.

Desde 2007 focada na mediação e disseminação das Ciências dos Alimentos e Alimentação, a Verakis atua em parceria com universidades da França, Portugal, Itália, Espanha e Brasil. Além de proporcionar o intercâmbio internacional e interdisciplinar, promove o networking, com oferecimentos de cursos virtuais e, até mesmo, encontros presenciais. A empresa tem o comando da Dr. Juliana Grazini dos Santos e de João Carlos Afonso dos Santos, que estiveram em Bagé, acompanhados pela assessora Jurídica da Verakis, Dra Valquíria Martins da Silva.

Segundo Bragança, a proposta de internacionalização aconteceu mediante articulação inicial da Pró-Reitora de Ensino, Profa. Ma. Marília Barbosa, que já conhecia a empresa. Após uma reunião, acertou-se a vinda a Bagé, para conhecimento da estrutura da Urcamp. Além do campus Bagé, a visitação também se estendeu no Museu Dom Diogo de Souza e relatos experienciados do Hospital Universitário (mantidos pela Fundação Attila Taborda) e Instituto Biotecnológico de Reprodução Vegetal (Intec).

Na prática, a parceria consiste em oferecer cursos aos alunos e a comunidade em geral das regiões de atuação da URCAMP nas áreas de Alimentos e Alimentação. Ou seja, não somente a produção de alimentos, mas relacionando com outras áreas do conhecimento, como Nutrição, Gastronomia, Administração, Engenharia, Farmácia, Biomedicina, Direito, Medicina Veterinária e Agronomia entre outros. Um exemplo dos cursos oferecidos é Comunicação e Alimentos. Em razão de serem ofertados cursos virtuais, a parceria abrangerá os quatro campi: Alegrete, Bagé, São Gabriel e Sant’Ana do Livramento. “Não é somente um passo, é uma historia toda sendo estruturada em pouco tempo, com uma possibilidade de crescimento regional a curto prazo. Estamos falando de empresas que permitem vivenciar uma experiência com culturas que acompanhamos somente pelas telas de televisão. Vamos trazer as novidades do Velho Continente, por meios educacionais”, ressalta.

Diretora da Verakis Food Academy, Dra Juliana Grazini ressalta que, além dos conhecimentos em si dos cursos, a empresa possibilitará, aos alunos, certificações europeias. Isso sem precisar sair de casa. Contudo, há possibilidade, também, de ofertas para a modalidade presencial. “A Verakis surgiu a partir da minha experiência, como brasileira, quando fui para a Europa. Criei essa estrutura para levar meus conterrâneos sofrendo e errando menos. Desde 2007, organizamos essa formação. Sou de SP, mas, desde a pandemia, estamos focando em fazer formações para o Sul do Brasil”, enfatiza.

Sócio-proprietário da Verakis Food Academy, João Carlos Afonso dos Santos, enfatiza o diferencial da verakis, de proporcionar, aos alunos, uma base científica que estimule uma alimentação saudável. “Nossa missão é acompanhar os desejos do cidadão a ter uma alimentação mais saudável, que respeite a agricultura e o planeta. Essa é uma base que existe na Verakis. Na Europa, há alguns anos, ecoa uma evolução da tecnologia e da legislação primando os desejos da juventude por uma alimentação mais saudável e respeituosa”, complementa.

A tendência é que novidades sejam divulgadas, nos próximos dias, sobre essa parceria entre Urcamp e Verakis.