Acadêmicos representam cursos da Urcamp em eventos científicos pelo RS

SEMANA MARCADA PELA PARTICIPAÇÃO EM PELOTAS E SANTA MARIA

 

A semana da Urcamp foi marcada por intensa divulgação científica, com 11 acadêmicos de cinco diferentes cursos defendendo trabalhos em dois congressos no Rio Grande do Sul: a 10ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE), realizada na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e a 39ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), promovida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Arquitetura e Urbanismo

No SIIEPE, em Pelotas, seis acadêmicos apresentaram seus estudos, entre esta terça e quarta-feira, 26 e 27 de novembro. Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo, Luiz Miguel Saes Moraes, expôs o trabalho “Arquitetura e acessibilidade: proposta de desenvolvimento de maquetes táteis para a Casa de Cultura Pedro Wayne – Bagé/RS”, sob orientação dos professores Fernanda Barasuol e Cristiano Ferreira. Desenvolvido em parceria com o Laboratório de Desenho da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o projeto busca criar maquetes que permitam maior acessibilidade a visitantes com deficiência, destacando as características arquitetônicas de um patrimônio histórico da cidade.

Engenharia Civil

Da Engenharia Civil, Taís Dornelles da Silva Rodrigues apresentou um “Estudo de viabilidade de concreto para construção civil com substituição parcial do aglomerante por cinzas de casca de arroz natural e moída em 30 minutos”, orientado pelo professor Adalberto Gularte Schafer. O trabalho focou na substituição parcial de cimento, utilizando métodos como testes mecânicos e de absorção.

Ainda no curso de Engenharia Civil, Tatiele Barbosa Pinto abordou a sustentabilidade na construção com a pesquisa “Análise de argamassas substituindo parcialmente o agregado miúdo por resíduos de tijolos de vedação de obras públicas da cidade de Bagé”. Com a orientação da professora Fernanda Vieira Barasuol, o estudo analisou os efeitos dessa substituição nos aspectos mecânicos e de absorção da argamassa, com base na norma ABNT NBR 13279:2005.

Nutrição

Acadêmica de Nutrição, Elen Zamberlan Seccon, apresentou o “Práticas de educação nutricional e alimentar com alunos de uma escola municipal em Bagé-RS”, sob orientação da professora Doutora Mônica Palomino de los Santos. Realizado durante estágio na Escola Municipal Santos Dumont, o projeto consistiu em ações de educação alimentar e nutricional adaptadas às diferentes faixas etárias, baseadas no marco de referência de educação alimentar e nutricional para políticas públicas.

Medicina Veterinária

No curso de Medicina Veterinária de Bagé, a acadêmica Valquíria Vaz Brendler apresentou o relato de caso “Distocia em bovino ocasionada por feto acometido com Schistosomus reflexus no município de Bagé/RS”, orientado pela professora Lenir Gonçalves Leite. O trabalho descreveu um parto difícil causado por uma rara anomalia congênita em bovinos, acompanhado durante estágio extracurricular.

Também de Medicina Veterinária, a acadêmica Marina Martinez trouxe o estudo “Leptospirose Bovina: relato de caso”, sob orientação da professora Lenir Gonçalves Leite. A pesquisa analisou as perdas econômicas e a relevância da zoonose para a pecuária brasileira, com diagnóstico realizado por testes sorológicos.

Urcamp de Alegrete leva cinco trabalhos à JAI

Na Jornada Acadêmica Integrada (JAI), realizada em Santa Maria, cinco acadêmicos do curso de Medicina Veterinária do campus de Alegrete representaram a Urcamp, na terça-feira, 26, com apresentações de casos clínicos e estudos. Rodrigo de Souza Zotti apresentou o trabalho intitulado “Mastocitoma cutâneo em região mamária em canino: importância do exame citológico”, sob a orientação da professora Natália Horstmann Risso. Ele destacou a relevância do diagnóstico precoce em cirurgias realizadas em cães.

Na sequência, a acadêmica Giovana Stoll Fernandes Pereira trouxe um relato de caso sobre “Urolitíase por estruvita em felino”, orientado pela professora Adriana Lücke Stigger. O trabalho se propôs a discutir como o manejo alimentar e ambiental é fundamental para a saúde dos animais.

Dentro do contexto da Medicina Veterinária, a acadêmica Vitória Ferreira contribuiu com o estudo “Relato de caso: Hemilaminectomia em canino com discopatia toracolombar”, orientado pela professora Fernanda Porcela. A proposta teve como objetivo detalhar a complexidade de uma cirurgia realizada durante seu estágio em Alegrete.

Já a acadêmica Thaís Fasolo Sobreira abordou técnicas de oftalmologia veterinária no trabalho “Correção de distiquíase bilateral e úlcera de córnea através da eletroepilação e ceratectomia superficial com broca de diamante”, desenvolvido sob orientação do professor Dr. Luis Felipe Dutra Correa, da UFSM.

Por fim, a acadêmica Carline dos Santos Nunes apresentou o estudo “Suspeita de tromboembolismo pulmonar em canino pós-esplenectomia”, também sob orientação da professora Natália Horstmann Risso. Ela descreveu as medidas diagnósticas e terapêuticas adotadas em um caso clínico de alta complexidade.

Com a apresentação desses 11 trabalhos em Pelotas e Santa Maria, os acadêmicos da Urcamp reafirmam o compromisso da instituição com a pesquisa e a extensão, pilares que são difundidos diariamente nos campi. Para os estudantes, a participação nos congressos representa mais um passo rumo ao aprimoramento profissional e ao desenvolvimento como pesquisadores.

Mais fotos