Egresso da Urcamp assume a direção do Instituto Educacional Caminho da Luz

Há poucos dias ocorreu a eleição da nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Bagé (Compede). Com a inscrição de apenas uma chapa, o novo presidente é o atual diretor do Instituto Educacional Caminho da Luz, professor Edhu Maciel, egresso do curso de Pedagogia da Urcamp. Ele destaca como os principais desafios à frente do Compede, proporcionar acessibilidade em diversos locais, aumentar a inclusão em todos os espaços, em um trabalho de conscientização para as pessoas entenderem e compreenderem as deficiências.

"As pessoas da comunidade podem e devem participar de nossas reuniões, levando suas demandas através das instituições a quais são vinculadas ou até mesmo diretamente com a diretoria do Conselho", reforça o presidente. Edhu enfatiza que as reuniões acontecem de forma presencial ou online, dependendo da disponibilidade dos integrantes.

"Mapear o número de pessoas com deficiência nesta cidade também é uma meta para essa gestão, assim como a 2ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência que ocorrerá em 2024. Além disso, seguiremos atrás do principal objetivo do Compede, que é a garantia dos direitos das pessoas com deficiência, sempre em parceria com os órgãos públicos e entidades privadas", reforça o presidente.

Edhu Maciel registra que a relação entre os integrantes do Compede é de muita parceria e união, já que os integrantes estão mobilizados pela causa da atenção à pessoa com deficiência e seus familiares.

"Quero agradecer e parabenizar a ex-presidente Cimone Barbosa, que por quatro anos dedicou-se diretamente a esse Conselho para o bem-estar de nosso público, empoderou-se e obteve muitas conquistas ao longo desses anos, com uma participação importante na história do Compede", reitera Edhu.

A nova diretoria do Conselho tem, além de Edhu Maciel na presidência, Crisele Teixeira Moraes (vice-presidente), Andreia Garcia Medeiros Borges (1ª secretária), Letícia Nogueira (2ª secretária), Maria Betânia Ferraz Pereira (1ª tesoureira) e Laurem Mieres Pierazzoli (2ª tesoureira).