Direito de São Gabriel realizará Júri Simulado nas escolas

A atividade será realizada no dia 1º de dezembro, Comarca de São Gabriel, às 14 horas. O projeto "Júri Simulado e Bullying nas escolas" ocorrerá no Salão do Júri do Foro local e envolverá alunos de escola municipal de Ensino Fundamental em conjunto com estudantes de graduação de Direito da Urcamp.

O objetivo é que os jovens possam atuar como agentes de transformação na prevenção e combate ao bullying, como categoria de violência que acontece na escola e fora dela. Ao mesmo tempo, compreender e vivenciar o funcionamento do Tribunal do Júri na prática.

A iniciativa é uma parceria do Juizado da Infância e Juventude da Comarca, do curso de Direito da Urcamp e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Kennedy. Participarão da ação a Juíza da Infância e Juventude Paula Yoshino Valério, a Juíza de Direito Eugênia Amábilis Gregorius, além de membros do Ministério Público, Defensoria Pública, OAB/RS e professores. “É um projeto grandioso que estamos construindo desde agosto. Vamos mobiliar outras quatro escolas da cidade e os nossos alunos serão juíz, réus, promotor, dentro do tribunal, isso é uma atividade que dá uma boa vivência, traz de prática aos nossos acadêmicos, e além disso, vamos mobilizar de quatro escolas da cidade”, explica a coordenadora do curso de Direito do Campus São Gabriel, professora Ana Paula Torres.